A Igreja Matriz de Livramento realizará, a partir da próxima quinta-feira, 21, a Novena das Padroeiras, em celebração às padroeiras do município, Santa Ana e Nossa Senhora do Livramento, respectivamente avó e mãe de Jesus Cristo. Embora a Igreja Matriz, sede da Capela, tenha sido inaugurada em 1925 (a comemoração do centenário foi em 2018, relativa ao ano de 1918, início da obra de construção), a Capela de Sant’Ana foi instituída em 1948, juntamente com a fundação da primeira diocese do Estado, em Porto Alegre. Além da Novena, a programação alusiva aos 174 anos da Capela também inclui procissão com a imagem de Nossa Senhora, do santuário localizado no Planalto até a Igreja Matriz.
As protetoras
O escritor fronteiriço Carlos Alberto Potoko, autor de diversas obras sobre a história de Sant’Ana do Livramento, relata que o município “ficou com dois oragos, santos protetores, que são nada mais, nada menos, que a avó de Jesus, Santa Ana ou Sant’Ana e a mãe dele, a Virgem Maria”. Relatos históricos indicam que, inicialmente, a Capela de Sant’Ana funcionava como uma “filial” da Capela de Nossa Senhora do Livramento, de Alegrete. Além da Virgem Maria, foi também instituída como protetora de Livramento a Santa Ana, de quem era devota dona Anna Ilha de Vargas, que em 1834 doou à igreja uma imagem da Santa, na condição de que seu nome fosse dado ao curato. O município passou, então, a denominar-se Sant’Ana do Livramento, em homenagem à avó e à mãe de Jesus Cristo.
A programação
A Novena das Padroeiras será realizada do dia 21 a 29, com o tema: “Ser Igreja é caminhar juntos na Comunhão”. Durante as atividades da Novena, a Igreja Matriz espera receber diariamente doações de alimentos não-perecíveis. Haverá missas de segundas a sextas, às 18h, e no domingo, às 19 horas. As Missas ficarão sob a responsabilidade de diferente entidades.
No sábado, dia 30, às 16h30min, será rezado Terço no monumento de Nossa Senhora do Livramento (a popular “Santinha do Planalto”), saindo de lá a tradicional procissão com a Imagem de Nossa Senhora, até o centro.
Defesa das contas
Deve ser marcada para os primeiros dias de agosto, após a volta do recesso de julho, a sessão especial que apreciará o projeto de decreto legislativo favorável à aprovação das contas referentes ao último ano de gestão do ex-prefeito Glauber Lima. Na primeira fase, Glauber apresentou defesa na Comissão de Finanças da Câmara, conseguindo parecer favorável da vereadora Maria Helena Duarte, que deverá gerar a proposta de decreto legislativo. Serão necessários 12 votos para aprovar o decreto e aprovar as contas. Caso não seja aprovada a proposta de decreto, voltará a valer a recomendação do Tribunal de Contas do Estado-TCE/RS, que é pela desaprovação das contas.
Casa Vazia em Gramado
Um dos sonhos do saudoso jornalista e guia de turismo Nereo Mendes, de participar do processo de gravação e produção de um filme em longa-metragem, será coroado nesta próxima edição do Festival Internacional de Cinema de Gramado. O filme “Casa Vazia”, do cineasta Giovani Borba, cuja equipe de produção Nereo teve a oportunidade de integrar e que foi lançado no ano passado, foi indicado na categoria de longas nacionais. A obra conta a saga de Raúl, um peão desempregado e pai de família que vive isolado em uma residência campesina. Sua mão de obra não é mais de tanta serventia aos donos da terra e as paisagens estão sendo desoladas pelo avanço das plantações de soja. Casa Vazia já participou e obteve reconhecimentos em outros festivais realizados no País. A agente penitenciária Ana Potira Mendes da Rosa, filha de Nereo, ficou vibrante com o destaque que o filme vem recebendo.
Solenidades
O presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles Pires, marcou para 4 e 5 de agosto a data das solenidades de entrega dos troféus Obelisco Fronteira da Paz, das medalhas de Mérito e títulos de Cidadão Honorário e Emérito.
A queda tá ON
Estão virando moda as polêmicas políticas nas redes sociais – incluindo os grupos fechados supostamente fechados. Foi nesse ambiente que emergiu o clima conflitante entre o ex-secretário de saúde Paulo Vargas e a visão de gestão que o Governo Municipal tem para a Santa Casa. Paulo Vargas já vinha entrando em choque com a vontade da prefeita Ana Tarouco de agilizar repasses de recursos para o hospital, por entender que a obrigação primeira do Podef Público é com a assistência à saúde básica. Não aguentou as pressões diante da quase incontornável crise entre a Santa Casa e os médicos e, no fim da tarde de domingo, 10, anunciou, num grupo de WhatsApp que reúne os membros do secretariado, sua decisão de entregar o cargo. As redes estão fervendo de notícias.
Recesso
As atividades legislativas entram no período de recesso nesta próxima segunda-feira, 18, e se estendem até o fim do mês. Nesse período, embora a Câmara de Vereadores continue funcionando normalmente, as sessões ordinárias de segundas e terças-feiras ficarão suspensas. Uma comissão representativa será formada por vereadores de todas as bancadas para tratar os assuntos em pauta, em reuniões que serão realizadas todas as quartas-feiras.
De costas
É incrivel a dificuldade que os poderes municipais parecem ter para sentar à mesa e definir estratégia e atuação conjunta para o enfrentamento dos mais diversos problemas. Mesmo quando isoladamente procedam com o mesmo objetivo e alcancem os esperados resultados positivos. Um exemplo foi a destinação de R$ 200 mil do duodécimo da Câmara para ajudar no acerto das dívidas com a classe médica, na Santa Casa. Os vereadores já haviam marcado uma reunião na manhã de segunda-feira passada para buscar um acordo interno visando o repasse do recurso, mas meia hora antes do início do encontro, realizado na Sala da Presidência da Câmara, o Executivo protocolou um pedido de repasse com o mesmo objetivo. “Fechou todas”, como diz a gíria. Só que um poder não reconhece a disposição do outro para isso.