ter, 25 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

STU faz manifestação após entrevista da prefeita sobre o transporte coletivo

Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano trata o ajuste da tarifa como uma agenda prioritária
Imagem: Google

Na manhã desta terça-feira (05), o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (STU) de Sant’Ana do Livramento emitiu uma nota a respeito das manifestações da prefeita Ana Tarouco (PL) com relação ao transporte coletivo do município.

No documento, entre as informações, o STU afirma que reconhece o esforço da administração municipal para viabilizar a nova licitação, mas que “esclarece que o ajuste da tarifa é uma agenda para hoje”.

Confira a nota na íntegra:

NOTA DO STU – SINDICATO DAS EMPRESAS DE TRANSPORTE URBANO DE SL

Em entrevista à jornalista Keila Louzada, da Rádio RCC FM, dia 04/07/2022, a prefeita de Santana do Livramento, Ana Tarouco, demonstrou notável conhecimento da precariedade das condições oferecidas as concessionárias de transporte coletivo urbano de grande parte dos municípios do Brasil, citando a dificuldade das empresas fecharem suas contas, quando a tarifa não atende aos critérios de remuneração previstos na Lei de Mobilidade Urbana. A prefeita abordou com propriedade o problema das isenções e da importância da implementação de um plano de mobilidade urbana tanto para a melhoria dos serviços, quanto para a assertividade de um processo licitatório.

Ao afirmar, no entanto, que em 199 anos de existência do município nunca foi feita uma licitação do transporte público, a prefeita erra. Em 1990, na administração do prefeito Glênio Lemos foi realizado o primeiro certame após a promulgação da Constituição de 1988 e é esta licitação que estabelece o contrato entre as empresas concessionárias e o Poder Concedente.

O STU, com a devida vênia, salienta que nesse contrato ainda vigente, estão relacionadas as obrigações das concessionárias e também as do Poder Público, entre as quais, o estabelecimento da tarifa, a qual precisa remunerar as empresas de ônibus de forma plena, na ausência de subvenções públicas.

O STU reconhece o esforço dessa administração municipal para viabilizar a nova licitação, no que terá o apoio total da entidade, no entanto, esclarece que o ajuste da tarifa é uma agenda para hoje; pois se trata de uma questão de conjuntura determinada pelos aumentos sucessivos do preço do óleo diesel. Em função disso, as empresas atuam em condições precárias, o que parece ser do conhecimento da prefeita, e trata-se de uma situação que só poderá ser superada pelo diálogo.

Nota à imprensa – parecer da AGU sobre atuação da primeira-dama

  A recente elaboração de um parecer pela Advocacia-Geral da União (AGU) para definir os limites da atuação da primeira-dama, Janja da Silva, confirma as preocupações que temos levantado sobre sua participação em eventos oficiais. Este parecer, solicitado pelo Palácio do Planalto, surge em resposta às críticas sobre as viagens internacionais de Janja, que têm gerado desgaste político para o

3 milhões de gaúchos não sabem que estão endividados, alerta Serasa

• 57 milhões de consumidores brasileiros, sendo 3 milhões do Rio Grande do Sul nunca consultaram o CPF ou CNPJ na Serasa, e podem quitar seus débitos com descontos até a meia-noite do dia 31. • Entre os consumidores que desconhecem a existência de dívidas em seu nome, 19 milhões deles estão negativados. No RS esse número ultrapassa 1 milhão.