🔴 Os mercados futuros em queda às 7h50 em Brasília: S&P500 -0.36%, Dow Jones -0.32%, Nasdaq -0.49% e a Europa -0.37% (STOXX 600).
🔴 O SEMESTRE: A quinta-feira marcou o fim do segundo trimestre e da primeira metade do ano. No trimestre, o S&P 500 caiu mais de 16% – sua maior queda trimestral desde março de 2020. No primeiro semestre, caiu 20,6% – seu maior declínio no primeiro semestre desde 1970.
🔴 O Dow de 30 ações caiu 11,3% no segundo trimestre, chegando a 15% de queda em 2022. Já o Nasdaq sofreu sua pior performance trimestral desde 2008, caindo 22,4% – e 29,5% no acumulado do ano.
⚠️ O QUE ACONTECEU? Uma infinidade de fatores conspiraram para gerar o pior primeiro semestre do mercado de ações desde 1970, mas todos emanaram de uma palavra: inflação. O custo de vida começou o ano em níveis que os EUA não viam desde o início dos anos 1980.
⚠️ A FALTA DE OFERTA: Com o arrefecimento da pandemia, era de se pensar que a oferta de produtos se normalizasse. Pois é, não está sendo assim: a demanda simplesmente superou a capacidade dos transportadores de levar produtos ao mercado, resultando em preços muito mais altos.
⚠️ UMA GUERRA NO CAMINHO: O ataque da Rússia à Ucrânia exacerbou alguns desses problemas, elevando os preços da energia e dos alimentos. A confiança do consumidor caiu e as expectativas de inflação, entre os consumidores, se não nos mercados financeiros, aumentaram.
🇧🇷 Valor Econômico – Com auxílio-taxista, Senado aprova PEC dos Combustíveis. O Senado aprovou ontem, em dois turnos, a PEC que aumenta o Auxílio Brasil, dobra o vale-gás, institui um benefício para caminhoneiros e cria um auxílio para taxistas, incluído de última hora, após a intervenção do presidente Bolsonaro.