qui, 4 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Estância Topador e Estância Cerro Chato participam de gira binacional da Raça Ideal

Propriedades santanenses receberam criadores e técnicos do Brasil, Uruguai e Argentina
Rebanho da Estância Cerro Chato (Foto: Matias Moura/AP )

Nos dias 8 e 9 de junho, a Associação Brasileira de Criadores da Raça Ideal promoveu a sua gira binacional passando por propriedades gaúchas e uruguaias que trabalham com a produção da raça que é considerada de dupla aptidão por conta da sua lã valorizada e carne de qualidade. A gira iniciou do lado uruguaio, na quarta-feira, com uma visitação às Estâncias: El Aguila Blanca, de propriedade da família Soares de Lima, localizada no departamento de Tacuarembó; e Estância El Sarandi, pertencente à família Doltz Soubiron, encerrando com uma palestra em Rivera, ministrada pelo Diretor Nacional do Programa Carne e Lã Uruguaia, engenheiro agrônomo Gabriel Ciappesoni.
Já na quinta-feira, a primeira parada no Estância Topador que recebeu os participantes da gira para conhecer a produção do rebanho da propriedade da família Acauan que iniciou a criação na década de 1980 por intermédio do seu proprietário, já falecido, João Jaques Rosat Acauan, tendo se consagrado no ano de 1990 com várias premiações na Expointer e de lá para cá a propriedade mantém o padrão racial na criação. Para Gilda Acauan, que toca a propriedade com a ajuda das filhas e do genro, receber os criadores na cabanha Topador foi motivo de grande alegria. “Hoje é um dia muito importante para nós, pois estamos recebendo esses amigos para mostrar um pouco do nosso trabalho que é realizado em família aqui na propriedade. Assumimos essa responsabilidade de tocar o negócio após a morte do meu marido, e com a ajuda das minhas filhas, estamos dando seguimento na criação tanto das ovelhas quanto do tambo”, comentou.

Rebanho da Estância Topador (Foto: Matias Moura/AP )

Marcela Acauan considera, o trabalho na propriedade, continuar o legado deixado pelo pai. “Estamos recebendo aqui, hoje, uruguaios e argentinos e gente de todo o Rio Grande do Sul para mostrar um pouquinho do trabalho iniciado pelo nosso pai. E é muito importante estar apresentando este rebanho que foi deixado por ele, na raça Ideal, e que nós mantivemos o mesmo padrão e as mesmas características, o que nos dá motivo de muito orgulho”, disse.
Durante a visita na propriedade, a reportagem conversou com o presidente da Associação Brasileira da Raça Ideal, Álvaro Moreira, que destacou a gira com um evento fundamental para troca de experiências entre os criadores. “Estamos muito satisfeitos com o que vimos nas propriedades uruguaias e também aqui em Livramento. Temos essa mesma vocação ovelheira e a raça Ideal está muito bem representada. A ovinocultura vive um bom momento de valorização da carne e também das lãs de alta qualidade e é nisso que acreditamos no fortalecimento deste setor”. O grupo ainda fez uma parada na Estância Sarandi para conhecer o rebanho geral da propriedade, no local uma mangueira de pedra completamente cheia de ovinos encantou os olhos dos participantes.
A sequência da programação da gira seguiu para a Estância Cerro Chato, onde o anfitrião, Marcelo Linhares, recebeu todos para um almoço festivo e demonstração do rebanho geral que foi classificado por estações, onde os participantes puderam conhecer os mais de mil ovinos de todas as categorias que foram apartados em lotes. Em sua fala, Marcelo apresentou os dados de produção da propriedade e as diversas premiações que a Estância obteve em exposições, além de enaltecer o trabalho de décadas atrás iniciado pelo seu pai, José Azauri Macedo Linhares, na AML Agropecuária e que hoje dá seguimento. ”Apresentamos aqui um pouco do nosso trabalho. Rebanho geral, nossas matrizes, carneiros, cordeiros, borregos e animais premiados. De uns quatro anos para cá, nós mudamos a nossa forma de trabalhar e a ovinocultura assumiu um papel muito importante na nossa atividade, visando sempre a produção de boas matrizes reprodutivas. Apostamos muito na venda dessa genética e sua valorização”, complementou.
Participaram da gira, os presidentes e representantes da Associação Uruguaia de Criadores de Ideal, Associação Argentina de Criadores da Raça Ideal, representantes da ARCO (Associação Brasileira de Criadores de Ovinos), Associação e Sindicato Rural de Livramento, FARSUL , SENAR –RS, Casa Rural e produtores.

Búsqueda “desesperada” en Uruguay de 2 menores “secuestrados” por su padre

Los menores fueron retirados a la fuerza por su padre desde su hogar, ubicado en calle Santa Rita Nº 1126, barrio Hipódromo de la ciudad de Mercedes, el miércoles 3 de setiembre Francisco vestía un pantalón de pijama azul con puños blancos, sin más datos disponibles. Alfonsina vestía un pantalón negro con corazones y un buzo blanco, sin más datos

Auditora do TCE-RS é selecionada para integrar conselho da ONU

  A auditora de controle externo Andréia de Oliveira dos Santos, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS), foi selecionada para integrar o Conselho de Auditores da Organização das Nações Unidas (ONU), colegiado responsável por fiscalizar a aplicação de recursos destinados a fundos e programas da organização internacional. Andréia, com graduação em Ciências Atuariais e experiência consolidada

Justiça suspende uso do herbicida 2,4-D na Campanha e alerta para riscos à fruticultura

Uma decisão da Vara do Meio Ambiente determinou a suspensão temporária do herbicida hormonal 2,4-D na região da Campanha, no Rio Grande do Sul. A medida, assinada pela juíza Patrícia Antunes Laydner, atende a uma preocupação antiga de agricultores e pesquisadores, devido à deriva da substância — que pode alcançar lavouras a até 30 quilômetros de distância — e aos