A semana continua intensa para a comitiva de brasileiros, principalmente gaúchos que marcaram presença na 10ª edição do South Summit, que acontece em Madrid, na Espanha. A semana foi de intensa articulação com a expectativa da próxima edição brasileira do evento, que ocorrerá em Porto Alegre, a partir do próximo 26 de março.
Ricardo Gomes, vice-prefeito de Porto Alegre, destaca que o primeiro desafio da capital é superar “um sucesso” que foi a primeira edição do evento no Brasil. “Queremos envolver um pouco mais as outras áreas da cidade, expandindo o perímetro do South Summit, para chegar nas regiões mais distantes do centro”, explicou. Gomes aproveitou para saudar o Jornal A Plateia e a Rádio RCC FM por ser o único veículo do Rio Grande do Sul cobrindo o South Summit, na Europa. “É um prazer falar com vocês através deste microfone”, afirmou, convidando a fronteira para que participe do próximo South Summit Brasil, na capital gaúcha.
VEM AÍ, UM MEGA EVENTO
José Renato Hopf, da 4all e presidente do South Summit Brasil, destacou a importância de ter iniciado, no ano passado, a parceria que gerou inúmeros resultados para o Estado e para o país. “Uma coisa muito bacana que nós conseguimos perceber foi que cada pessoa que esteve no evento, sentiu que aquele evento também era dele. Isso traduz que a gente atingiu o objetivo”, declarou Hopf.
A presidente do South Summit, Maria Benjumea, chegou a dizer na cerimônia de abertura do evento, em Madrid, que nem em seus maiores sonhos, imaginou que a primeira edição brasileira seria como foi.
Para Hopf, ele vê isso de uma maneira muito positiva. “Muitas vezes as pessoas falam de uma agenda do passado do nosso Estado, em que, às vezes, as pessoas não trabalhavam em conjunto. Acho que isso não reflete nosso estado mais, nem a nossa cultura”, pontuou.
O LEGADO DO RS


Em entrevista para o Jornal A Plateia, a criadora do South Summit, Maria Benjumea destacou que entre os segredos do evento madrilenho que se espalhou pelo mundo, é a mensagem de unidade que traz o South Summit. “Essa ideia de unidade, de que todos somos importantes, que o evento não é de um ou de outro, mas sim de todos e que precisamos trabalhar juntos, é o que eu acredito que temos feito. Que o South Summit possa crescer cada vez mais, ultrapassando fronteiras e, sobretudo, que estejamos trabalhando com o Brasil, que estamos absolutamente apaixonados. Eu já me sinto parte e quero que essa parceria seja para a vida”, frisou.
Para o Governo do Estado, há um sucesso quando o assunto é South Summit Brasil. “Desde o primeiro momento nós traçamos, na estratégia do governo, a questão da inovação com centralidade. Para isso nós temos uma série de coisas que estão acontecendo e o evento é uma delas”. E ele continua, “temos pelo menos mais duas edições garantidas, ou seja, daqui a pouco transformar esse evento perene, exclusivo na América Latina, com foco para Porto Alegre e para o Rio Grande do Sul”, destacou o secretário de Planejamento do Estado, Cláudio Gastal.
MINISTRO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA MARCA PRESENÇA NO EVENTO ESPANHOL
Durante o evento, em Madrid, o ministro da Ciência e Tecnologia do Brasil, Paulo Alvim, conversou com A Plateia. Ele destacou o trabalho feito pelos gaúchos para realizar o evento no país. “Porto Alegre, com essa iniciativa, tende a se tornar o que foi Madrid, a cidade das startups”, frisou.
Alvim participou de um painel com a presidente do evento na Espanha, onde falou da aproximação com o país europeu. “Temos um acordo de cooperação que estamos agilizando. Estamos aproveitando para ter um contato com a comissária da União Europeia com quem o Brasil tem um acordo”, complementou sobre a estada dele no evento.