qui, 16 de maio de 2024

Variedades Digital | 11 e 12.05.24

Paratleta santanense garante medalhas e é reconhecido pela comunidade

José Arthur Furtado começou a nadar há quatro anos e se destacou em competição na França
Andréa (mãe), João Victor (irmão), Maria Fernanda (irmã) e Pedro Luca (irmão)

O paratleta santanense José Arthur Furtado recebeu, no último fim de semana, o carinho e o reconhecimento da comunidade santanense após conquistar três medalhas na 19ª Gymnsiade U18 School Summer Games, que aconteceu na Normandia, França. As medalhas de prata foram conquistadas por Arthur após competir na modalidade de 50 metros nado costas e 200 metros medley. Já a medalha de bronze, nos 50 metros borboleta.
Arthur começou na natação aos 14 anos ainda no Esporte Clube 14 de Julho. Devido ao seu destaque, foi vinculado à Associação Esporte+, de Porto Alegre, onde logo apresentou resultados muito rápidos. Com um ano de natação, conquistou o título de Campeão Brasileiro. Hoje, ele faz parte do Grêmio Náutico União, também na capital gaúcha. “Tiveram muitas batalhas, muitos treinos. Eu tenho muito a agradecer à equipe Esporte+, ao Grêmio Náutico União e a Deus”, disse.
Arthur conta que o esporte virou sua vida de ponta-cabeça. “Se não fosse esse conjunto de coisas, eu acho que eu não estaria aqui hoje. O esporte muda vidas. Antes de eu ter começado no esporte, eu não tinha um sentido de viver, o que seguir. Quando eu entrei no esporte paraolímpico eu vi que pessoas que tinham a mesma deficiência que eu, nadavam muito. Para quem está em casa e acha que não é possível, eu digo que é possível”, complementou.
Mesmo morando em Porto Alegre, Arthur estuda à distância na Escola General Neto. Para comemorar e reconhecer o esforço de Arthur, a 19ª Coordenadoria Regional de Educação e sua família organizaram uma carreata que terminou em frente à Escola General Neto. “É uma satisfação muito grande para nós, de termos acompanhado a caminhada do Arthur. Em nenhum momento ele parou de estudar. Que bom que ele nos representa tão bem. A gente deseja ao Arthur muito sucesso e conquistas”, declarou a coordenadora da 19ª, Ana Alice Campagnaro.
Com as aulas pela manhã, é a partir das 14h que Arthur se dedica ao esporte. Além da preparação física, no Grêmio Náutico ele tem o acompanhamento de psicólogo, nutricionista e fisioterapeuta. “Eu passo toda a semana lá e venho de um a dois fins de semana por mês a Livramento. Não dá para perder essas raízes com a fronteira”, afirmou.
Seu irmão gêmeo, João Victor, conta que ambos começaram no esporte juntos. Primeiro era a corrida, mas quando iniciaram na natação, Arthur despontou. “Comecei desde pequeno com ele, enquanto ele fazia três voltas na piscina, eu fazia uma e agora ver ele vencendo, é uma alegria muito grande”, afirma João.
Para Arthur os resultados são gratificantes. “É gratificante ter uma resposta do que tu estás fazendo, não apenas pública, mas pessoalmente”, afirma, mandando um recado aos jovens: “Acreditem no potencial de vocês e nos sonhos que vocês têm. Se você não acreditar, ninguém vai acreditar em você”.

TCE-RS prorroga suspensão de prazos processuais e das remessas de dados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) prorrogou até 31 de maio a suspensão da contagem dos prazos processuais, das remessas de dados dos gestores e dos processos administrativos do próprio TCE. A portaria assinada pelo presidente cons. Marco Peixoto, levou em conta a continuidade da situação de calamidade pública que devasta o Rio Grande do Sul. A portaria considerou