seg, 8 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Livramento tem a maior sala de extração de mel do RS

O entreposto do mel está localizado no distrito industrial

A Associação Santanense de Apicultores realizou uma visitação ao entreposto do mel para os seus sócios e representantes do executivo e legislativo municipal. Na oportunidade, a entidade que é formada por 40 sócios abriu as portas do packing house que possui, inclusive, a maior sala de extração de mel do Rio Grande do Sul. Estiveram presentes, o Secretário de Desenvolvimento Rafael Damasceno, a secretária ajunta da Agricultura e o vereador Maurício Galo Del Fabro.
Segundo o apicultor Cipriano Cesar, a visita serviu também para tratar da criação de uma cooperativa entre os produtores. “Nós estamos trabalhando hoje e temos condições de fazer um grande projeto para a apicultura santanense, pois temos um grande espaço que já está funcionando. Temos todos os equipamentos em operação. Queremos terminar a cobertura do galpão antes de fazer a sua inauguração. Recebemos essa visita importante do Secretário de Desenvolvimento Rafael Damasceno, com a proposta da criação de cooperativa desta secretaria e também do SEBRAE por meio de palestras e consultoria. Vamos começar a reunir o grupo para conversar, porque nós temos condições perfeitamente de exportar a nossa produção. É um caminho longo, mas é possível. Porque cada vez que a gente manda mel para fora, são os exportadores que ganham o percentual todo. E acreditamos que para crescer nós precisamos de parceria do poder público, da iniciativa privada.
O entreposto do mel está localizado no distrito industrial de Livramento próximo ao acesso do Porto Seco.

Kátya Desessards: exemplos reais de sucesso e de lições aprendidas no ESG

Uma reflexão sobre o Certo… No ESG, tudo que a empresa faz precisa ser documentado publicamente. Muitos dirão: “mas isso qualquer empresa faz”. Eu replico: “Realmente deveriam, mas NÃO o fazem”. Entre as regras a serem seguidas e a realidade interna das empresas há um ‘limbo’ — ou até um ‘buraco negro’ — que suga as forças vitais daqueles profissionais ou funcionários que

Unipampa promove a 2ª Jornada Internacional Jurídica em comemoração aos 10 anos do curso de Direito

A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.