qui, 16 de maio de 2024

Variedades Digital | 11 e 12.05.24

Bastidores – Moradia popular em Rivera

A deputada riverense Nazmi Camargo, do partido Cabildo Abierto, vem intensificando sua atuação junto às comunidades de bairro por todo o Departamento. No finzinho de maio recebeu em Rivera a visita da ministra de Vivienda, Irene Moreira, e junto com os deputados Rodrígo Albernaz e Martin Sodano, acompanhou-a em uma reunião com integrantes de cooperativas sindicais da vizinha cidade, no bairro La Pedrera, onde serão construídas moradias para famílias de trabalhadores. O encontro permitiu uma análise das dificuldades que vêm sendo enfrentadas e as possíveis soluções para viabilizar a concretização do sonho dessas familias de ter suas casas próprias.

PSOL quer respeito à decisão dos servidores

O diretório municipal do Partido Socialismo e Liberdade-PSOL lançou nota pública de apoio ao reajuste de 33,24% no piso salarial do magistério santanense e em defesa do grupo de professores municipal que vem atuando paralelamente às ações da direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. O chamado Movimento de Estado de Greve do Magistério discorda da decisão de aceitar o percentual de reajuste salarial em 10,06% para todos os servidores, preferindo manter a luta pelo índice de 12,13%. O PSOL “não concorda com a condução passiva do sindicato com relação ao Poder Executivo” por entender que “fere a principal função sindical – apoiar e lutar pelos direitos dos trabalhadores” , diz na nota pública.

Espantando o frio

Os vereadores que integram as comissões de Educação e de Infraestrutura do Legislativo Municipal visitaram na manhã desta sexta-feira as instalações da escola Pacheco Prates, que há mais de quatro anos busca a conclusão dos projetos de ampliação e melhorias. As obras enfrentaram ao longo dos anos uma série de problemas burocráticos. As presenças dos secretários municipais de Planejamento, Paulo Ricardo Ecoten, e da Educação, Elis Duarte, possibilitaram agilizar o encaminhamento de soluções. Durante a visita, os vereadores inclusive ajudaram em algumas atividades na escola. Duda Amaral e Jovani Romarinho, por exemplo, colocaram a mão na massa, ajudando na retirada de alguns galhos de árvores caídos no pátio do educandário.

No celular

Através do projeto Escola do Legislativo, criada há pouco, a Câmara de Vereadores já vem conseguindo várias modernizações em suas rotinas. Além da digitalização de todos os documentos do acervo do Memorial Ivo Caggiani, agora institui um aplicativo para agilizar os registros e controle de diárias, através dos celulares dos próprios parlamentares.

Passarela do mundo

Uma santanense estará neste sábado nas passarelas que vão definir a nova Miss Rio Grande do Sul Latina. A representante de Livramento se chama Vitória de Mello e é estudante de engenharia química na UFSM. O evento de escolha da Miss Rio Grande do Sul Latina será realizado neste sábado, 4, em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Vitória já se encontra na serra gaúcha aguardando o evento e espera a torcida da comunidade santanense. “Confio na força, beleza e garra das mulheres latinas. Me sinto representada por todas essas mulheres corajosas, que mostram que o mundo miss não precisa, e não deve, ser encarado apenas como um concurso de beleza, mas como uma oportunidade de demonstração de benevolência e atitudes de impacto social”. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube a partir das 20 horas deste sábado.

Pedido agendado

O vereador Felipe Torres conseguiu agendar mais uma emenda parlamentar de ajuda para o hospital Santa Casa de Misericórdia de Livramento. Em audiência com o deputado federal Bibo Nunes, agendada pelo presidente do PSC santanense, Airton Costa, que é assessor do parlamentar, Felipe conseguiu a reserva de R$ 300 mil para o hospital. A verba será liberada após o período eleitoral.

TCE-RS prorroga suspensão de prazos processuais e das remessas de dados

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) prorrogou até 31 de maio a suspensão da contagem dos prazos processuais, das remessas de dados dos gestores e dos processos administrativos do próprio TCE. A portaria assinada pelo presidente cons. Marco Peixoto, levou em conta a continuidade da situação de calamidade pública que devasta o Rio Grande do Sul. A portaria considerou