O projeto Pampeano, da Unipampa, deve passar a funcionar com nova equipe coordenadora nas próximas semanas. O projeto oferece gratuitamente aulas de preparação para o Enem para estudantes de Livramento e funciona desde 2014, quando atendeu uma turma-teste de 35 alunos. A partir de 2015, as vagas ofertadas aumentaram para 50. O projeto trabalha com uma equipe voluntária em todos os âmbitos: coordenação, organização e professores, totalizando mais de 30 voluntários. São publicados editais para a seleção de cada estrutura do projeto e todos os processos seletivos funcionam sob supervisão do professor Rafael Balardim, que é responsável pela coordenação geral do projeto.
O cursinho oferece preparo para todas as áreas que são cobradas na prova do Enem, trabalhando com apostilas digitais criadas e revisadas pelas equipes voluntárias do projeto. Como é totalmente gratuito, o Pampeano faz uso de auxílios da própria universidade.
Além de desenvolver capacidades pessoais, profissionais e culturais nos alunos envolvidos no projeto voluntário, o Pampeano auxilia a comunidade a valorizar a educação como principal modo de mudança da sociedade. Exatamente por isso, buscou um público-alvo que necessitava de auxílio para a entrada na universidade. Desde que o projeto iniciou, foram mais de 300 alunos contemplados com vagas no cursinho, que acontece de forma intensiva de agosto a novembro, das segundas às sextas-feiras, no turno da noite. Mais de 100 participantes conseguiram aprovação no ensino superior – público e privado. Além disso, o Pampeano foi indicado à uma premiação no Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE) como melhor projeto de extensão. A comunidade reconhece o esforço desempenhado pelos acadêmicos para manter o projeto, que garante uma troca de experiências extremamente gratificante. Ano passado, em função da pandemia, o projeto teve uma edição especial, com aulas em formato virtual.
Vice em Livramento
O partido REPUBLICANOS prepara uma agenda intensa de atividades para o vice-presidente da República, Gal. Hamilton Mourão, já confirmado como pré-candidato ao Senado Federal. A Fronteira Oeste está incluída no roteiro do General pelo Rio Grande do Sul. Segundo o vereador e pré-candidato a deputado federal Jovani Romarinho, Mourão poderá visitar Livramento no próximo dia 28.
Hora de opinar sobre a Fronteira
A Agenda Urbana Binacional, que está sendo elaborada no Projeto Fronteira da Paz Sustentável, entra agora na fase de Consulta Pública. A coordenação do projeto explica que a participação dos cidadãos é de suma importância, pois ajudará na definição das ações que serão desenvolvidas para a melhoria da qualidade de vida na fronteira. Os formulários com o questionário para registro das opiniões estão à disposição nos sites da Prefeitura de Livramento e da Intendência de Rivera. Uma oportunidade para que a Fronteira da Paz seja reconhecida mundo afora, por se tratar de um projeto piloto para ser replicado em todo o Mercosul.
Contato direto
Mais R$ 200 mil
O deputado federal Lucas Redecker confirmou nesta última semana o recurso de R$ 200 mil que havia anunciado em março deste ano para a área da saúde em Livramento, quando visitou o município. Em visita ao gabinete da prefeita Ana Tarouco, acompanhado pelo pré-candidato a deputado estadual Glauber Fernandes e pelo presidente do PSDB no município, Zeca Zart, ele entregou à Chefe do Executivo cópia da emenda parlamentar, cujo valor foi liberado formalmente esta semana, segundo Glauber.
Sessões noturnas
A Câmara de Vereadores vai trocar para às 18 horas o horário das sessões ordinárias das próximas segunda e quarta-feira, dias 23 e 25, quando acontece a votação em dois turnos do projeto de reforma do Sisprem. A mudança visa permitir aos servidores assistirem a votação.
Confraternização
Funcionárias aposentadas da área da saúde, que atuaram nas equipes do hospital Santa Casa, se reuniram na última quarta-feira, 18, no restaurante El Chef, na primeira confraternização depois da pandemia. O encontro contou com sorteios de brindes e parabéns para as aniversariantes Izolina, Eleonora e Ivone. A organização foi da enfermeira Salete e da técnica de enfermagem Anadir.
Oportunidade