sáb, 14 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Medalhas para os Policiais que salvaram bebê

Os Policiais Soldados Vilarci Bittencourt e Luciano Correa, que salvaram bebê engasgado receberão medalha de reconhecimento. Sua atuação foi fundamental no salvamento da pequena Alice, que sofreu uma parada respiratória após engasgar, no ano de 2020.

Os soldados do policiamento ostensivo da Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, Vilarci Bittencourt Neves Junior e Luciano Correa Alves receberão, na próxima semana, a Medalha Estrela de Reconhecimento, no grau Estrela de Bronze, que destina-se a distinguir os componentes da Brigada Militar que, por suas atitudes, dedicação e capacidade profissional, tenham contribuído para elevar o prestígio da Corporação junto à comunidade, por meio de uma atuação relevante no exercício do serviço.
A condecoração é resultado do reconhecimento do trabalho dos soldados, que durante patrulhamento de rotina no dia 25 de junho de 2020, auxiliaram a pequena Alice, então com apenas 5 meses, que havia se engasgado com o fragmento de um brinquedo. Na ocasião, a mãe da criança acionou a BM relatando que sua filha havia se engasgado e não estava respirando. Os soldados, então responsáveis pelo policiamento no bairro Armour, se deslocaram prontamente até a rua Coronel Chiquinote Pereira, no bairro Jardim Alvorada. Ao chegar na residência, rapidamente conduziram mãe e filha ao Pronto Atendimento Municipal da Santa Casa de Misericórdia.
Porém, ainda no interior da viatura durante o translado da vítima, que contou com a escolta dos demais grupamentos em serviço, foi necessária a realização da manobra de Hemlich, que consiste em pressionar o diafragma da vítima para que se possa desobstruir as vias aéreas, proporcionando a respiração. A ação foi crucial para a sobrevivência de Alice, que expeliu o brinquedo antes de chegar ao hospital, onde ficou internada em observação.
A honraria, já publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, será entregue em solenidade no 2º Regimento de Polícia Montada (RPMon) e deverá contar com a presença de autoridades, além de Alice, hoje com 2 anos.

Resumo de sábado – 14/06/2025

  Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais e reportagens de capas de revistas   CORREIO BRAZILIENSE – Israel e Irã aterrorizam o mundo com bombas e morte   O ESTADO DE S. PAULO – Mísseis do Irã atingem Tel-Aviv após Israel ampliar ofensiva   O GLOBO – Irã revida, troca ataques com Israel, e conflito escala   FOLHA

A prisão injusta do General Braga Netto, mantida há quase seis meses, sem nenhum tipo de condenação e baseada em acusações frágeis, tem que acabar! Se, até mesmo, a imprensa reconhece que tal restrição de liberdade é descabida, o que falta para soltá-lo? Braga Netto não é, nem nunca foi, ameaça para a democracia.