sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – PSD reforça o time

A movimentação interna proporcionada pela migração de políticos de grande destaque, a exemplo da ex-senadora Ana Amélia Lemos, provocou uma revitalização no PSD gaúcho. O partido recebeu novas filiações e recompôs algumas Comissões Executivas em todo o Estado. Em Livramento, após a renúncia do ex-presidente Sérgio Munhoz, nesta próxima semana deve assumir uma nova Comissão Provisória, presidida pelo músico Juliano Moreno. Entre as novas filiações previstas está também a ex-vereadora Tatiane Marfetan. O partido deve indicar, ainda, o nome de Juliano Moreno para concorrer a deputado federal.

Reforma em consenso

Está cada vez mais perto a votação final do projeto de reestruturação do Sistema de Previdência Municipal. Depois de muitas idas e vindas, com análises que tiveram participação objetiva e presencial de representantes do funcionalismo, os vereadores devem aprovar o texto final sob consenso, principalmente, a respeito da necessidade da reforça. O resultado da assembleia realizada pelo sindicato dos servidores esta semana vai fundamentar a aprovação, mas a Prefeitura ainda deve propor algumas mudanças no texto.

Covid cresce

No dia 14 de abril a Prefeitura divulgou boletim informando 18 casos ativos de Covid em Livramento. Em apenas três semanas, nesta sexta, dia 6, o número pulou para 47 casos ativos.

Remédios mais perto

O vereador Jovani Romarinho está empenhado, nos últimos dias, em confirmar uma verba de R$ 100 mil, através de emenda parlamentar, para ajudar a Prefeitura Municipal na implantação de um projeto de descentralização da farmácia da Secretaria de Saúde. A proposta do secretário Paulo Vargas é instalar postos de distribuição dos medicamentos no Prado, no Armour e no Wilson.

Agilidade

A possibilidade de buscar os medicamentos em um local no próprio bairro vai facilitar a atendimento aos usuários do SUS. Atualmente, o paciente precisa se deslocar até o centro para buscar o remédio receitado no postinho.

Garrão assume o PTB

Já oficializado como presidente da Comissão Provisória Municipal do PTB, o ex-vereador e advogado Ulberto Navarro, popular “Garrão”, teve seu nome formalizado como pré-candidato a deputado estadual pelo partido, em um grande ato de apresentação de pré-candidaturas realizado no fim de semana passado em Porto Aelgre. O ato, realizado na Câmara de Vereadores da capital gaúcha, contou com as presenças ainda dos pré-candidatos a governador, Luis Carlos Heinze, do PROGRESSISTAS, a vice, Tanise Sabino, e ao Senado, a vereadora Nádia Rodrigues Silveira Gerhard, ou “Comandante Nádia”. Garrão fará dobradinha na região com o empresário Rubens Goldenberg, pré-candidato a deputado federal (foto).

Regularização dos puxadinhos

O contribuinte que tiver feito reformas ou aumentos em seu imóvel sem ter, para isso, encaminhado o respectivo processo de licença junto ao Poder Público, deverá ter oportunidade em breve de regularizar a situação de sua propriedade. A Câmara de Vereadores já está concluindo os estudos para a votação de um projeto de lei da Prefeitura que define as regras gerais de regularização de obras em Livramento. Caso o projeto seja aprovado, poderão ser regularizadas no cadastro municipal tanto as obras realizadas em documentação quanto as que estiverem em desacordo com os padrões urbanísticos e/ou técnicos. A regularização será benéfica para o contribuinte, que ficará com seu imóvel em dia, e também a Prefeitura, que passará a cobrar o imposto justo pelo imóvel.

Uma lente no mundo

A trajetória de sucesso do repórter-fotográfico santanense Paulinho Martins Pinto foi pauta de 3 páginas da edição impressa deste mês da revista “Todos”, de São Paulo, com circulação bimestral em todo o território nacional. Na matéria, a revista narra as experiências de Paulinho – que iniciou suas atividades profissionais em A PLATEIA – como repórter-fotográfico de grandes jornais, entre eles o “Estadão”, na cobertura das copas do mundo de futebol, em especial a de 2002, quando o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Câmara também vai “partir, bairro”

O presidente da Câmara Municipal, vereador Aquiles Pires, deve dar o “start” nesta próxima semana ao projeto de descentralização e aproximação do Poder com as comunidades dos bairros da cidade. A proposta de Aquiles é promover sessões ordinárias fora do espaço do Plenário João Goulart, possibilitando que a população não apenas assista aos debates e votações, mas, também possa participar e colaborar nas tomadas de decisões. A iniciativa será regulamentada por Resolução e contemplará um calendário de atividades, incluindo também a prestação de alguns serviços para a comunidade. O Legislativo já realizou esse tipo de ação em oportunidades anteriores, alcançando bons resultados em termos de envolvimento comunitário.

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos