qui, 28 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Bastidores – Recurso para diagnóstico por imagens

FOTO: CRISTIANO GUERRA/ALERS-AP

A Santa Casa deu mais um passo concreto no objetivo de construir um Centro de Imagens próprio para realização de exames pelo SUS em Livramento. Nesta sexta, a prefeita Ana Tarouco e a diretora do hospital, Leda Marisa, receberam do deputado estadual Frederico Antunes a confirmação de que já está liberado recurso de R$ 100 mil reais, pela secretaria estadual da Saúde, para a aquisição de um equipamento de Ecodoppler e um de Eletrocardiograma (ECG). O Ecodoppler é um tipo de ultrassom que, com técnicas específicas, permite a visualização colorida do fluxo de sangue nas artérias e veias. Durante visita ao hospital, acompanhado pelo vereador líder do Governo, Maurício “Galo” Del Fabro, o deputado teve oportunidade de assistir uma apresentação feita pelo gestor administrativo do hospital, Abílio Machado, sobre a atual realidade e os principais avanços alcançados na gestão da Santa Casa de Livramento nos últimos meses.

Vem asfalto por aí

A movimentação de equipes da Iccila, no centro de Sant’Ana do Livramento, nessa semana, chamou a atenção de quem passava desviando os buracos nas principais ruas da cidade. O Executivo Municipal vem acelerando o trabalho de licitação para tirar do papel uma das principais demandas da comunidade: ruas sem buracos. As avenidas Tamandaré e 24 de Maio já devem ser contempladas com recapamento asfáltico nas próximas semanas. A Andradas, principal rua do centro, também com problemas de infraestrutura, já está no planejamento das Obras. As obras devem começar ainda no primeiro semestre de 2022 e devem compreender todo o quadrante central.

Provas do IBGE

A Fundação Getúlio Vargas realizará neste domingo, 10, as provas para recenseador (às 9h)e ACM/Supervisor (às 14h30) para o Censo Demográfico que o IBGE promoverá neste ano. Os inscritos poderão verificar o local da prova no site https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21 – o mesmo em que realizaram a inscrição – e informar CPF e senha. O candidato deve comparecer ao local, no mínimo, 1h antes do horário da prova, com documento de identidade original com foto e caneta esferográfica transparente, com tinta azul ou preta.

Nilo no PL

O ex-vereador Carlos Nilo Pintos bateu o martelo e filiou-se ao Partido Liberal. Nilo integra na região, desde o ano passado, a equipe do deputado estadual Erick Lins, que era do DEM e também migrou para o PL. Nesta semana, o deputado – que concorrerá a uma vaga na Câmara Federal em dobradinha na região com o ex-vereador rosariense Adriano Dornelles (foto) – esteve visitando a cidade, onde foi ciceroneado por Nilo e aproveitou para confirmar a liberação de recursos para setores públicos locais, entre os quais uma verba de R$ 100 mil sem vinculação, para investimento onde a Prefeitura preferir.

Novas filiações

O fechamento da janela de transferências partidárias contribuiu para a construção de um novo cenário político no Estado e em Livramento. As mudanças, porém, devem continuar: cogita-se a saída da prefeita Ana Tarouco do União Brasil para filiar-se ao PL, dos deputados Sanderson e Bibo Nunes. Outra migração esperada é do vereador Felipe Torres, que está entre PSC e REPUBLICANOS.

Funcionalismo

Não é apenas a definição do índice de reposição salarial que vem agitando a vida funcional dos servidores municipais. O futuro da previdência do funcionalismo municipal também deve causar polêmica nas próximas semanas. A segregação de massas que vai separar definitivamente os trabalhadores dos diferentes órgãos municipais e uma proposta de extinção do SISPREM estarão na pauta.

Espaço de visibilidade

A Câmara de Vereadores está últimando os detalhes para a inauguração oficial, prevista para esta próxima semana, do espaço estruturado para a Escola do Legislativo, que será responsável tanto pela qualificação das atividades do Poder Legislativo Municipal quanto pelo trabalho de integração com a comunidade. Mesmo antes da inauguração, o setor já vem trabalhando na conclusão de todo o planejamento interno das atividades, estabelecendo processos de gestão e catalogando e digitalizando minuciosamente todo o acervo do Memorial Ivo Caggiani, com a proposta de torná-lo público e acessível a toda comunidade.

Presidente Marco Peixoto participa da assembleia da Amvarp e Cisvale

  O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), conselheiro Marco Peixoto, participou, na manhã desta quarta-feira (27), da assembleia que definiu as novas diretorias da Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp) e do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale). O evento ocorreu no Hotel Águas Claras, em Santa Cruz do Sul.