qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Presidente da Eletrosul vem a Livramento para detalhar investimento eólico

Na pauta de evento da Associação Comercial e Industrial estará o projeto do Parque Eólico Coxilha Negra
Presidente da Eletrosul, Antonio Kriger

O presidente da Empresa CGT Eletrosul, Antonio Krieger, estará, na próxima semana em Sant’Ana do Livramento para participar de um evento organizado pela Associação Comercial e Industrial (ACIL), onde deverá ser debatido o projeto “Parque Eólico Coxilha Negra”. “Vamos fazer um saudável contato com as lideranças e autoridades locais”, disse o presidente.
O projeto apresentado no primeiro semestre de 2022 deve contar com o valor de aproximadamente R$ 2,1 bilhões investidos em todo o empreendimento. Segundo Krieger, o Parque Eólico Coxilha Negra, é consequência da presença da antiga Eletrosul na região, através da prospecção eólica que é feita há mais de 15 anos e posteriormente com a aprovação da viabilidade técnica do potencial dos ventos da região, foram implantados alguns parques eólicos. “Que trouxeram com certeza, desenvolvimento para nossa fronteira”, disse.
A empresa tem como negócio a geração de energia elétrica, a transmissão e também faz a comercialização da energia que gera. A CGT Eletrosul está distribuída no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.
O Parque Eólico Coxilha Negra funcionará no complexo eólico do Cerro Chato, a cerca de 20 km do centro de Livramento e terá a capacidade instalada de 72 aerogeradores com 4,2 MW de potência cada, gerando uma energia de 302,4 MW, equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Será um aumento de mais de 40% na geração de energia eólica na região, somados a atual produção energética dos 69 aerogeradores do Parque Eólico do Cerro Chato, que estão operando desde 2011.

Francisca Harden

No coração da segurança pública, uma mãe que inspira e protege dentro e fora de casa