qua, 9 de julho de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.07.25

Animal Mania, cuidado e amor

Cuidados na alimentação dos nossos amigos de quatro patas

A humanização de cães e gatos está ficando cada vez mais comum, mas você sabia que esta prática é extremamente perigosa para os bichinhos? Principalmente em relação à alimentação deles, afinal, existem alguns alimentos humanos que possuem em sua composição substâncias tóxicas aos bichinhos. Hoje, a Dra. Berenice, da Clínica Veterinária Animal Mania, vai mostrar quatro desses alimentos.

Chocolate

Não é novidade que o chocolate, café e chá são os grandes vilões da saúde dos animais. Na verdade, o que faz mal são duas substâncias encontradas nesses alimentos: a cafeína e a teobromina. A teobromina é uma substância excretada pelo organismo dos pets, se ingerida. Ela possui meia-vida de 18 horas, levando seis dias para ser eliminada do organismo do pet, resultando num acúmulo de toxinas.

Uvas e uvas-passas

Convenhamos, essas já não são tão comuns de darmos aos nossos animaizinhos, no entanto, é importante ressaltar que elas são extremamente venenosas aos cães. Aliás, pequenas quantidades já são necessárias para intoxicar o animal. Segundo os médicos, ainda não se sabe qual substância presente nesses alimentos desencadeia vômitos, letargia, anorexia, diarreia, dor abdominal e uma série de outros sintomas. Entretanto, acredita-se ser a neurotoxina, ou um choque anafilático que leva ao comprometimento dos rins.

Queijo

Sim! Há cãezinhos que amam tudo que seus tutores oferecem, inclusive queijo. Porém, tal como o leite, o queijo possui açúcar e componentes gordurosos que as enzimas dos cães não têm capacidade de processar. A ingestão de grandes quantidades pode provocar gases, diarreia e vômito. Além disso, o queijo é derivado do leite e, acredite se quiser, assim como os seres humanos, estes animais podem ser intolerantes à lactose.

Bacon

Por mais que seja delicioso – tanto para os seres humanos quanto para os animais – o bacon pode prejudicar a saúde do seu amigo de quatro patas. Isso porque as comidas ricas em gorduras podem provocar um quadro de pancreatite. Depois de desenvolver a doença, o pâncreas, responsável pela síntese de enzimas digestivas, fica inflamado e pode começar a não funcionar corretamente, acarretando sintomas como: problemas na digestão e na absorção de nutrientes.

Seja qual for o quadro clínico de seu amigo peludo, na Clínica Veterinária Animal Mania você encontra serviços de vacinação, consultas, cirurgias, limpeza dentária com ultrassom, procedimentos de castração e internação. Para diagnósticos ultrassonográficos, o espaço conta com especialista competente com moderna aparelhagem que se desloca para a clínica quando necessário. Traga seu bichinho até a clínica, na rua Brigadeiro Canabarro, nº 716.

 

Endereço: Rua Brigadeiro Canabarro, nº 716

Telefone: (55) 3243-2419

WhatsApp: (55) 98433-5500

 

Sidônio não aparece na Câmara e foge de explicações sobre campanha digital de ataques ao Congresso

  O líder da Oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Zucco (PL-RS), cobrou nesta quarta-feira (9) explicações do ministro Sidônio Palmeira, chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, sobre o uso político e ideológico da SECOM para atacar adversários e alimentar a polarização nas redes sociais com verba pública. Sidônio era esperado na Câmara, mas não

Espetáculo “Alma Única” chega à fronteira

Em circulação há oito anos no Rio Grande do Sul, o espetáculo “Alma Única”, já visto em mais de 20 municípios, chega a Sant’Ana do Livramento e Rivera no dia 12 de julho (sábado). O público assistirá a uma fusão de música instrumental, dança e canto, que promete surpreender ao ir da música europeia à música brasileira e latina com