seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Saúde bucal em cães e gatos: saiba a importância

Você tem o hábito de olhar os dentes do seu cão ou gato? Nota algum cheiro ruim saindo da boca dele? Sabia que os cães e gatos podem ter Doença Periodontal?

A cada 24h é formada uma fina película sobre os dentes, conhecida como placa bacteriana, com a escovação removemos essa placa e evitamos a formação do cálculo dentário. Porém poucos são aqueles que escovam os dentes dos seus pets, e com o tempo esses cálculos dentários também conhecidos como “tártaros” se agravam causando gengivite, dor, salivação, dentes frouxos e mau hálito, formando a Doença Periodontal. Essa doença leva a uma infecção bacteriana grave, onde essas bactérias têm predileção pelo tecido cardíaco, levando a doenças mais graves e até mesmo fatais.

Assim como nós, os cães e gatos nascem sem dentinhos e vão sofrendo a erupção ao longo dos primeiros meses, surgindo os dentes de leite, com cinco meses inicia a troca para os dentes permanentes, por isso nessa época é normal que eles tenham mais vontade de morder, pois assim como em bebês humanos ocorre um processo inflamatório, e um dos principais sintomas é a coceira. Por isso, indicamos que a higiene bucal já comece na saída dos primeiros dentes de leite, para que o filhote já se acostume com a manipulação da boca, com o gosto do creme dental e com o toque da escova de dente.

Hoje existem muitas opções de escova e creme dental para pets, podendo ir testando qual deles ele melhor se adapta. Não indicamos o uso de creme dental humano em cães, porque eles podem ingerir e há substâncias que podem fazer mal. Após o animal já estar acostumado a escovar os dentes, recomendamos que isso se torne um hábito como é para nós, pois a única maneira de prevenir a doença periodontal é através da escovação diária.

Caso o seu pet já esteja com muitos cálculos dentários recomendamos a limpeza dentária, realizada somente por um médico veterinário, procedimento no qual o animal deve ser anestesiado. Ainda podemos lançar mão de alguns recursos como espumas, soluções para colocar na água, petiscos e brinquedos específicos para ajudar na saúde bucal. De qualquer forma, a melhor solução para cada caso somente um médico veterinário pode indicar após uma análise da boca durante a consulta.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Dra. Fernanda Policarpo ou vá até a PoliVet Centro Veterinário, na rua Sete de Setembro, nº 181, ou através dos nossos telefones (55) 3242-2927 ou (55) 9 971-28949, pelas nossas redes sociais, facebook e insta @polivetcv. Seu pet merece esse cuidado!

Endereço:  Sete de Setembro, nº 181

Telefone: (55) 3242-2927

WhatsApp: (55) 9 971-28949

Facebook/Instagram: @polivetcv

 

Dra. Fernanda Policarpo – Especialista em Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais

 

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem