ter, 15 de julho de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.07.25

7º RC Mec deve lançar projetos voltados às crianças

Saúde, Educação e Assistência Social são os pilares das ações promovidas pelo Ministério da Defesa
A reunião aconteceu nesta terça-feira (09), no 7º RC Mec (Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (RC Mec) promoveu, esta semana, mais uma reunião para acertar os detalhes de dois projetos com foco na educação, promovidos pelo Ministério da Defesa, através de Organizações Militares espalhadas pelo Brasil, em parceria com o poder público municipal e instituições da comunidade.
Em Sant’Ana do Livramento, além da prefeitura, os projetos ganharão apoio da Associação do Sindicato Rural do município e da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Tratam-se do Força no Esporte (PROFESP), que tem como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte; e do João do Pulo, que atende crianças com deficiência a partir dos seis anos de idade, preferencialmente em vulnerabilidade social. As atividades são realizadas no contraturno escolar
O comandante do 7º RC Mec, tenente-coronel Braga, explicou que é um projeto de iniciativa do Ministério da Defesa, já consolidado na instituição. “A iniciativa do Regimento foi com base no lema do Exército – “A mão Amiga do Exército Brasileiro” – em conjunto com o Executivo Municipal. Há também envolvimento de outros órgãos, outras instituições, até porque o 7º RC Mec possui algumas limitações, especialmente pessoal capacitado, mas eu posso garantir a todos que a boa vontade e o cuidado com a comunidade local são extremamente importantes e um grande objetivo nosso”, afirmou.
A secretária de Educação, Elisangela Duarte, disse que o recomeço do ano letivo não poderia ser de melhor forma. “Ficamos extremamente gratos e muito felizes com este projeto, que vem ao encontro das nossas necessidades”, contou.
O secretário adjunto de Saúde, Pedro de Leon, explicou que o projeto ajudará muitas crianças. “Vai ser muito bom para a população no geral, porque nós vamos conseguir ajudar este projeto a começar a caminhar, e também porque sabemos que a população tem, hoje, essa necessidade e ela é maior do que a gente consegue atender”.
A secretária de Assistência e Inclusão Social, Maria Drekener, classificou o projeto como muito importante e destacou a participação da sua Pasta. “Obviamente que o público de vulnerabilidade é identificado muito pela nossa Secretaria e em uma cidade, o coração dela se faz por saúde, educação e assistência social”.

ENTENDA O RELATÓRIO QUE ALONGA AS DÍVIDAS DO AGRO

  Diante dos impactos crescentes causados por eventos climáticos extremos nos últimos cinco anos, com estiagens, enchentes, geadas e tempestades, está na pauta de votação da Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 5.122/2023, que propõe uma solução para aliviar o endividamento dos produtores rurais. O deputado federal Afonso Hamm apresentou um substitutivo ao projeto, que já está pronto para

TCE-RS e PMPA promovem palestra para boa governança

O Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promove, às 14h do dia 24 de julho, em seu auditório Francisco Juruena, a palestra “Transparência e Controle: Caminhos para a Boa Governança”. A iniciativa é realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria. O evento tem como objetivo fomentar