seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura inicia Plano de Mobilidade Urbana

Instrumento tem como objetivo visar à melhoria da mobilidade urbana da cidade
(Foto: Rodrigo Evaltd/AP )

A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento começou o processo para a construção do Plano de Mobilidade Urbana do município, que é o instrumento da Política Nacional de Mobilidade Urbana e deve contemplar os princípios, os objetivos e as diretrizes norteadoras de planejamento de curto, médio e longo prazo que visem a melhoria da mobilidade urbana das cidades. Ele é o pontapé inicial para, por exemplo, colocar em prática o estacionamento rotativo ou até mesmo a licitação do transporte coletivo urbano, por exemplo.
Segundo a Prefeitura, a elaboração deste Plano é constantemente cobrada pelo Ministério Público e que em determinado momento uma recomendação do próprio órgão foi direcionada ao Poder Executivo para definição de ações.
O Núcleo de Planejamento e Mobilidade Urbana foi composto por representantes das seguintes unidades administrativas: Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Secretaria Geral de Governo e Comissão de Infraestrutura da Câmara Municipal de Vereadores. Este será o grupo responsável por organizar os trabalhos, definir cronogramas de ações e prioridades demandadas, além de ser representativa em todas as instâncias, fazendo a integração entre as Secretarias e afins.
Considerando a legislação federal que prevê a participação da sociedade civil neste tipo de Plano, algumas entidades estão sendo convidadas a participar do processo, como a UNAMOS – União das Associações de Moradores de Sant’Ana do Livramento, a ACIL – Associação Comercial e Industrial de Livramento, a ASEA – Associação Santanense de Engenheiros e Arquitetos, universidades, entre outras.
O Plano fala que de posse de todas as respostas da pesquisa de opinião pública e dos dados técnicos das Secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, o Comitê Técnico Permanente deverá elaborar um Relatório de Diagnóstico e caracterização da análise geral de dados. O relatório deverá assegurar um conteúdo claro e acessível para toda a sociedade, compreendendo mapas, tabelas, gráficos e textos analíticos com visão integrada entre os itens do roteiro do Plano de Mobilidade. O período para elaboração deste relatório de diagnóstico não deverá exceder o prazo de 90 dias, iniciando em 30/03/2022 e encerrado em 30/06/2022.
O período de elaboração do Plano de Ação será compreendido de 15/08/2022 à 15/02/2023 (180 dias). Após será marcada audiência pública geral, para apresentação do referido Plano. A Prefeitura estima a data prevista desta audiência para 23/02/2023. Concluída esta etapa, será elaborado o Projeto de Lei para aprovação.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem