qua, 3 de setembro de 2025

Variedades Digital | 30 e 31.08.25

Autoridades debatem vacinação para crianças na volta às aulas

Com a criação de uma comissão, Secretaria da Saúde estuda descentralização da imunização

Aconteceu na Câmara de Vereadores, na última quinta-feira (17), uma reunião entre parlamentares, o secretário de Saúde, Paulo Vargas, a coordenadora das imunizações, representantes da: Unamos, Conselho da Criança e do Adolescente (Condica), Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação e Cpers para debater a vacinação das crianças em Sant’Ana do Livramento.
Com a programação para o retorno das aulas presenciais, professores se mostraram preocupados com as condições sanitárias atuais e levantaram o debate de aprimoramento da vacinação para crianças e adolescentes. Com isso, a reunião aconteceu com o intuito de achar mecanismos para facilitar o acesso à vacina, pela comunidade.
Os representantes do Cpers, professor Juca Sampaio e professora Adriana de Leon, explanaram a realidade das escolas estaduais e relataram a fragilidade do estado no combate à pandemia no âmbito da educação. “As máscaras que foram enviadas pelo Governo do Estado para as escolas é uma piada, porque elas não protegem”, disse Adriana, que complementou afirmando que falta pessoal para fazer a higienização adequada nos educandários e que este fator preocupa a comunidade escolar.
O secretário de Saúde explicou como funciona a logística de imunização por parte da sua Pasta e se colocou à disposição para ajudar no que for necessário, frisando que respeitará todas as determinações e protocolos estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde. “A gente se propôs a fazer equipes de vacinações e estar presente nas escolas para poder fazer a vacinação das crianças”, comentou.
Como encaminhamento do encontro foi criado um grupo de WhatsApp para que os membros possam se comunicar e dar os próximos passos nesta campanha integrada de fomento à vacinação em Sant’Ana do Livramento.

VACINAÇÃO NAS ESCOLAS

O denominador comum, e consenso, entre as entidades que participaram da reunião foi a descentralização da vacinação para o público-alvo que são crianças de 5 a 11 anos. Com isso, os novos pontos de imunização seriam as próprias escolas, onde haveria a possibilidade da vacina chegar à cada comunidade escolar, sem a necessidade de deslocamento até a região central. “A gente vai chegar naqueles que realmente não têm chance de se vacinar”, afirmou Paulo Vargas.

Marketing de Relacionamento Figital e Geracional Por: Abdon Barretto Filho (*ABF)

No Marketing de Relacionamento (Figital e Geracional) são Humanos que trocam informações, bens e/ou serviços com outros Humanos (H2H), buscando o equilíbrio entre a oferta e a demanda e o esperado “ganha-ganha”. Deve-se evitar o “ganha-perde” que pode gerar o “perde-perde” e o conflito, encerrando o relacionamento. As estratégias que antecedem ao Marketing de Relacionamento são criadas e desenvolvidas a

Com liderança de Lorenzoni, audiência sobre abigeato na Expointer tem anúncio de nova delegacia especializada

Foi realizada nesta terça-feira (2), na Casa da Farsul, durante a Expointer, uma audiência pública para discutir a situação e os impactos do abigeato no Rio Grande do Sul. A iniciativa foi proposta pelo deputado Rodrigo Lorenzoni na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo da Assembleia Legislativa. O evento reuniu representantes de todo o setor agropecuário e da

Isenção de IR: entenda os direitos de aposentados e pensionistas com doenças graves

Valmir Floriano Vieira de Andrade Luiz Antonio Müller Marques* Aposentados e pensionistas portadores de doenças graves têm direito à isenção do Imposto de Renda (IR) sobre seus proventos. O benefício, previsto na Lei nº 7.713/1988, tem como objetivo aliviar encargos financeiros e garantir que esses recursos sejam destinados a tratamentos de saúde e despesas médicas. Entre as enfermidades que dão