ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

“Não se trata de aumento”, diz secretária sobre IPTU

Para Gisela, foi feito um reajuste
Secretária da Fazenda, Gisela Alvarez (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Após a prefeita Ana Tarouco (DEM) decretar o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 33,82% em Sant’Ana do Livramento, na manhã desta segunda-feira (14), a secretária municipal da Fazenda, Gisela Alvarez, afirmou que o decreto não se trata de um aumento e sim de um reajuste. “Que fique claro para a população que nós temos uma legislação municipal que estabelece reajuste, ou seja, recomposição inflacionária do índice anual”, explicou.

A titular da pasta frisou que a publicação do decreto é uma discricionalidade do Poder Executivo “que o fez no início deste ano, mas que as peças orçamentárias já continham esta reposição inflacionária”.

Segundo Gisela aconteceu uma “disparada” atípica do IGP-M em 2020 devido a pandemia. Importante que a população saiba que este índice em anos anteriores já se comportou de forma negativa, ou seja, os cofres públicos já também sofreram diminuição nas suas receitas por conta do índice negativo. O IGP-M é instável”, explicou.

SENADOR HAMILTON MOURÃO: Divulgação do Informativo Eletrônico de Prestação de Contas

– É com grande satisfação que anunciamos a publicação do informativo eletrônico referente aos dois primeiros anos de mandato do Senador Hamilton Mourão (REPUBLICANOS/RS). 📊🇧🇷 – Neste documento, você encontrará um resumo das principais ações do Senador Mourão nos anos de 2023 e 2024, as conquistas e os desafios enfrentados durante este período. – O Senador Mourão tem trabalhado incansavelmente