seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Suplente de vereadora assume cadeira do PSC em Livramento

Temporariamente no cargo, Olga Ortiz fez críticas à situação da cidade
Vereadora Olga Ortiz (PSC) (Foto: Matias Moura/AP )

A primeira suplente do Partido Social Cristão (PSC), Olga Ortiz, assumiu a cadeira da legenda na Câmara de Vereadores esta semana, após o titular, vereador Elso Alvienes, abrir espaço para sua colega como forma de reconhecimento, considerando o sistema proporcional das eleições para os cargos parlamentares.
Olga tomou posse segunda-feira (07) e ficou no cargo até quarta-feira (09), onde finalizou sua participação no Poder Legislativo com a polêmica votação do projeto de decreto legislativo que sustou o decreto que aumentou o IPTU em 33,82% em Livramento. A parlamentar votou favorável ao projeto e declarou que acredita ser um valor abusivo. “Nós ainda estamos cursando uma pandemia, porque ainda não podemos dizer que está no final, então eu acredito que não é o momento adequado e o valor também é muito alto, 33,82% é um valor abusivo”, disse.
Ortiz contou que nas eleições de 2020 foi a primeira vez que ela concorreu a um cargo eletivo. Ela não é nascida no Brasil, mas é naturalizada brasileira e há muitos anos reside em Sant’Ana do Livramento. “Minha campanha eleitoral começou bastante tarde, mas mesmo assim eu tive a oportunidade de percorrer todas as vilas e ver de perto a problemática que todos sofriam”, comentou.
Como vereadora, Olga Ortiz disse que visitou alguns bairros e que se deparou com vários problemas, entre eles saneamento, ruas intransitáveis e a saúde pública. “Eu fiz pedidos de providência para as respectivas secretarias”. Ela também contou que visitou diversas pastas municipais e agradeceu a atenção de todos os secretários que a receberam.
Se deparando com certas situações a vereadora declarou: “é muito doloroso ver a nossa cidade assim”. Olga disse que embora não seja nascida em Livramento e no Brasil, tem muito carinho e amor pelo país e pela cidade “e eu quero para ela o melhor”.
Uma das agendas foi a visita aos carros da Secretaria Municipal da Saúde. “Muitos deles parados, muito deles com problemas, ambulâncias paradas porque não funcionam, não andam e a gente vai nas praças que estão malcuidadas, tanto nos bairros quanto no centro. Todos os lugares que a gente vai a cidade está sucateada”.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem