sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

“FERRUGEM” X BEM-ESTAR

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

“Fadiga mecânica é o fenômeno de ruptura progressiva de materiais sujeitos a ciclos repetidos de tensão ou deformação. O estudo do fenômeno é de importância para o projeto de máquinas e estruturas, uma vez que a grande maioria das falhas em serviço são causadas pelo processo de fadiga – cerca de 95%”. Esta é a definição de “fadiga dos metais”, mal que acomete máquinas equipamentos e… pessoas com mais de 60 anos, como este que vos digita.
A idade, somada ao estilo de vida sedentário por excelência, começa a cobrar o preço. Há muitos anos sofro com crises repetidas do nervo ciático, situação apelidada pela minha falecida avó de ”nervo asiático”.
Pelo menos duas vezes por ano acordo e sequer consigo calçar as meias ou secar o vão dos dedos dos pés depois do banho matinal. No ano passado, num destes episódios, sequer consegui dirigir. Chamei um Uber e o motorista precisou me ajudar a desembarcar na frente da clínica, retirando um pé de cada vez de dentro do veículo.
Uma injeção/infiltração/bloqueio e alguns analgésicos resolviam o problema, mas na semana passada a crise se prolongou. E se mantém enquanto escrevo estas mal traçadas linhas.
Por sugestão da minha afilhada – médica – fui a uma fisioterapeuta para encarar com seriedade o problema. Já foram duas consultas com muito exercício, testes para medir restrições e “encurtamentos” nas pernas, braços e coluna. Ou seja, medir o índice de ”ferrugem” que me acometeu.
A doutora Patricia Menzen é jovem, articulada e gosta de conversar para conhecer o paciente. Ao contrário de outros sessentões, gosto de profissionais jovens. Muitos seguem a carreira dos pais e trazem ensinamentos consolidados que se somam às novidades tecnológicas.
Além de um programa de consultas terei que me disciplinar para cumprir um roteiro de exercícios diários em casa. “Sem a tua contribuição os problemas continuarão e, pior, vão se agravar com crises mais frequentes e intensas”, avisou a Dra. Patricia.
O alerta alertou minha rotina. As consultas servirão de base para retomar os exercícios físicos. Com vida sem caminhadas, somada à alimentação errática e equivocada, imagino que – como a fisioterapeuta avisou – as dores serão companheiras frequentes. Por isso, espero ter forças para não desistir e permitir que a “ferrugem” tome conta do meu ser.

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.