seg, 22 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital l 20 e 21.07.24
Aplateia Digital l 20 e 21.07.24

Última Edição

Você sabe o que é o exame de Baropodometria?

Gabrielli Nunes – Podologia Geral

Alguma vez você realizou o exame de baropodometria? Calma! Sabemos que o nome assusta, mas vamos explicar melhor.

Também conhecido como “teste da pisada”, o exame serve para avaliar complicações que atingem os pés, pernas, joelhos e quadris. O diagnóstico se dá através da análise das imagens que mostram o tipo de pisada, zonas de pressão, distribuição de carga e formato do pé do paciente. Assim, é possível detectar lesões que atingem as articulações da região inferior do corpo.

Como é feito: O exame é feito em um equipamento chamado baropodômetro. O aparelho, de alta tecnologia, funciona através de sensores que captam com precisão os pontos de pressão sob a sola do pé e os quantificam numericamente em unidade de pressão (quilopascal). Assim, o teste possui duas etapas essenciais:

Análise estática: com o paciente parado em cima do equipamento, é feita a avaliação e a análise do formato dos pés, que podem ser classificados como plano, cavo ou normal. Além disso, é observado o centro de gravidade e as áreas de maior pressão. Dessa forma, é possível identificar alterações na estrutura e na postura do corpo.

Análise dinâmica: na segunda etapa do teste, o paciente se mantém em movimento, caminhando sob a plataforma. Os dados indicados pelo baropodômetro irão revelar o tipo de pisada (pronada, supinada ou normal), o centro de gravidade e as possíveis alterações biomecânicas.

Sobre a profissional Gabrielli Nunes

Há mais de três anos em Sant’Ana do Livramento, a profissional Gabrielli Nunes atende todas as áreas que a podologia abrange e é especialista em órteses corretivas. Atualmente confecciona,  artesanalmente, palmilhas posturais personalizadas. Gabrielli está sempre se atualizando para oferecer o que há de melhor em tratamentos de beleza e saúde de seus pés. Seu consultório está localizado na rua Manduca Rodrigues, nº 500 – Sala: 104 (Edifício Monza). Entre em contato pelo número: (55) 9963-57995