seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Diretoria da Rural de Livramento é empossada

Evento aconteceu com a presença do presidente da FARSUL e do superintendente do SENAR – RS
(Foto: Matias Moura/AP )

Com o lema de “Juntos Somos Mais fortes”, tomou posse, nessa semana, a diretoria da Associação e Sindicato Rural de Sant’Ana do Livramento para o triênio 2021/2024 sob a gestão reeleita do presidente, Luís Carlos D’Auria Nunes, e do vice, Jair Menezes. A solenidade de posse aconteceu no centro de eventos do parque da Rural e contou com a presença de diversas autoridades, representantes do setor público, empresários e produtores rurais.
Na sua fala, o presidente D’Auria destacou o trabalho realizado por toda a equipe que fez parte da primeira gestão, apontando as conquistas feitas com a mobilização da entidade em diversos segmentos, mas enfatizando também os desafios enfrentados na condução da entidade centenária em um momento tão difícil o qual toda a humanidade está enfrentando. Além da pandemia e seus desdobramentos, a escassez de recursos e os custos elevados de manter a estrutura da entidade foram alguns desafios.
Entre as conquistas, o presidente destacou o título de Capital Nacional da Ovelha recebido no ano de 2019 por meio de um projeto de Lei do Deputado Federal, hoje Senador, Luís Carlos Heinze; a instalação de um Núcleo de repressão aos crimes rurais e ao abigeato por intermédio da Delegada Regional, Patrícia Sanchotene, após a visita da Chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor, e a criação do empreendimento Alto da Rural que terá as obras retomadas neste mês de janeiro. Já na organização das feiras agropecuárias, o presidente destacou o alto faturamento conquistado em 2021 na Expofeira de Primavera que superou a casa dos 13 milhões. “Nós seguimos com o nosso lema: Juntos somos mais fortes, para este segundo mandato que iniciou dia primeiro de janeiro e que já está sendo muito desafiador por conta da estiagem, mas nós vamos seguir trabalhando em prol do produtor e suas demandas” disse.
O presidente do sistema FARSUL (Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul), Gedeão Pereira, que esteve presente no evento, acompanhado do Diretor Administrativo da entidade, Francisco Schardong, e do superintendente do SENAR–RS, Eduardo Condoreli, destaca a importância do Sindicato Rural de Livramento que tem colocado em pauta questões extremamente importantes para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho. “Nós somos parceiros dos sindicatos, principalmente com o de Sant’Ana do Livramento que tem uma atuação muito forte na tomada de decisão. Por isso, fizemos questão de estar aqui para empossar a gestão do presidente D’Auria que também é nosso coordenador da 2ª Regional da FARSUL”, comenta.
Em sua fala, Gedeão abordou vários temas relevantes como a problemática da estiagem no estado que deve ser enfrentada com ações de planejamento, pois é uma situação recorrente. O presidente também destacou a importância do Brasil como um dos principais produtores de alimentos do mundo e que vem batendo todos os recordes ocupando espaços importantes na economia global. “Nós estamos incomodando muita gente. O Brasil chegou nesses mercados e chegou para ficar. Não vamos nos tornar um dos principais produtores de alimentos do mundo: nós já somos!”.
Já o superintendente do SENAR, Eduardo Condoreli, destacou a importância da parceria com o Sindicato Rural de Livramento que realiza anualmente muitos cursos profissionalizantes ofertados pela entidade, qualificando assim a mão de obra do homem do campo. “Essa parceria é fundamental para que essa engrenagem, que é o agronegócio, funcione bem. Nós, enquanto SENAR, ofertamos a capacitação e o Sindicato busca o apoio dos produtores. Hoje, temos cursos nas mais distintas áreas e também estamos ofertando os programas de Assistência Técnica e Gerencial. Tudo isso para levar conhecimento e capacitação ao homem do campo”, disse.
Após o pronunciamento das autoridades a diretoria recebeu a posse das mãos do presidente da FARSUL.

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem