qua, 30 de outubro de 2024

Variedade Digital | 26 e 27.10.24

Prazos de isolamento de pessoas com Covid-19 são reduzidos pelo Governo do Estado

Com as novas regras, o isolamento que antes era de 10 dias, passa a ser reduzido para um mínimo de cinco dias, conforme os sintomas apresentados e o status do esquema vacinal
Foto: Marcelo Pinto/AP

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) divulgou na última quarta-feira (12), novas orientações quanto ao isolamento de pessoas com Covid-19. As medidas mais flexíveis são válidas para pessoas que estejam assintomáticas, com teste positivo e com o esquema vacinal completo.

De acordo com a SES, a medida está baseada nos últimos estudos internacionais divulgados sobre a doença, que apresentam também mudanças sobre a conduta de pessoas que residam com caso positivo, “se estiverem sem nenhum sintoma, não precisam mais permanecer juntas em isolamento”.

Para quem não está com o esquema vacinal completo, mas com diagnóstico positivo para Covid-19, o isolamento domiciliar continua em dez dias, contados a partir do início dos sintomas.  Pessoas com a vacinação completa, o prazo será determinado conforme avalição dos sintomas, cinco dias para quem não apresentar febre e sete dias para quem teve febre.

Confira as novas condutas de isolamento para casos positivos de Covid-19

Pessoa sem esquema vacinal completo

-Isolamento domiciliar de dez dias (a contar do início dos sintomas).

-Procurar novamente atendimento se houver febre persistente.

-Reforçar o uso de máscaras.

-Contactantes domiciliares assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara e distanciamento.

 Pessoa com esquema vacinal completo e que não apresentou febre (ou assintomática)

-Isolamento domiciliar de cinco dias.

-Procurar atendimento se apresentar febre no quarto ou quinto dia de isolamento.

-Reforçar o uso de máscaras, em especial por dez dias.

-Contactantes domiciliares assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara e distanciamento.

Pessoa com esquema vacinal completo que apresentou febre

-Isolamento domiciliar de sete dias (a contar do início dos sintomas).

-Procurar atendimento se apresentar febre no sexto ou sétimo dia de isolamento.

-Reforçar o uso de máscaras, em especial por dez dias.

-Contactantes domiciliares assintomáticos podem manter atividades, desde que reforçados os cuidados de uso de máscara e distanciamento.

 

 

Presidente e relator da Comissão Especial se reúnem com técnicos do Centro de Liderança Pública em SP

Dentro do cronograma de atividades da Comissão Especial do Desenvolvimento Econômico, os deputados presidente e relator, Guilherme Pasin e Rodrigo Lorenzoni, estiveram na manhã desta quarta-feira (30), no Centro de Liderança Pública, em São Paulo. A partir de agendas como essa, a Comissão deve apresentar um diagnóstico e propor soluções efetivas para estimular o desenvolvimento dos setores produtivos do RS.

Conselheiro Marco Peixoto presidirá o TCE-RS em 2025

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou, hoje (30), sessão Plenária Especial de Eleição da administração para 2025, indicando, por unanimidade, o conselheiro Marco Peixoto para presidir a Instituição. Também foram eleitos os demais integrantes da gestão do TCE-RS, incluindo o vice-presidente Iradir Pietroski; o 2º vice-presidente, Renato Luís Bordin de Azeredo; corregedor-geral Alexandre Postal;, ouvidor Cezar Miola, além