seg, 16 de junho de 2025

Variedades Digital | 14 e 15.06.25

Câmara lança projeto de formação política para servidores e vereadores

A direção da Câmara Municipal de Sant’Ana do Livramento lançou, neste mês, o projeto “Escola Legislativa”, aprovado por unanimidade pelas comissões permanentes e plenário, que tem como objetivo ser referência em formação política e cidadania na cidade de Sant’Ana do Livramento. O programa disponibilizará de suporte pedagógico, de natureza técnico-científica, necessário às atividades legislativas da Câmara Municipal, contribuindo para o aperfeiçoamento, a aceleração e a eficiência das práticas da casa legislativa, bem como estimulará a participação política da sociedade em geral, favorecendo a inclusão social e o exercício da cidadania. Além disso, oferecerá cursos de formação política, abordando a origem, a organização e o desenvolvimento das instituições democráticas.
O público-alvo compreende vereadores, assessores, servidores públicos, lideranças comunitárias, entidades e sociedade em geral.
O projeto apresentará quatro programas: O programa “1” de Formação e Aperfeiçoamento Técnico Profissional, que promoverá o aprimoramento dos servidores da Câmara Municipal, através de cursos, oficinas, seminários, palestras, conferências e demais atividades realizadas por instituições terceiras, o programa “2” de visibilidade legislativa, o programa “3” de formação de agentes políticos, o programa “4” de educação a distância e o programa “5” conhecendo o Legislativo.
A inauguração da Escola será em março de 2022, cujo planejamento será efetuado durante os meses de janeiro e fevereiro. Os cursos trazidos pela escola serão feitos através de convênios (públicos e privados) com a Câmara, não havendo nenhum custo para os funcionários da Casa (ações internas – Vereadores, Assessores, Efetivos), nem para a comunidade – ações externas. Também não haverá necessidade de edital.
Cada curso terá a duração que for proposta em seu plano pedagógico, mas a ideia é trazer assuntos específicos (Matéria Legislativa, LDO, LOA, PPA, etc.) e de curta duração.

Deputado Afonso Hamm realiza reunião técnica com Farsul e Fetag sobre PL da Securitização

  O deputado federal Afonso Hamm iniciou nesta segunda-feira (16) uma série de reuniões técnicas para a elaboração do relatório do Projeto de Lei (PL) 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais. Na última semana, Hamm assumiu a relatoria da proposta na Câmara dos Deputados. O projeto já está com regime de urgência aprovado para apreciação no plenário. A

Fake News: é falsa a informação sobre troca de horários no recolhimento de lixo, afirma Ansus e secretário

Está circulando nas redes sociais e em grupos de mensagens a informação de que a coleta de lixo em Sant’Ana do Livramento teria um novo horário em seis bairros da cidade. A mensagem afirma que, a partir de “sábado (4)”, os caminhões de lixo da empresa Ansus passariam às 6h10 da manhã nos bairros Tabatinga, Maria Quines, Vila Prego, Cristal,