seg, 20 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Secretário de Trânsito de Livramento é afastado após decisão judicial e operação da Polícia Federal

Segundo a investigação, José Serpa passava informações privilegiadas ao seu filho para a prática de evasão de divisas, câmbio ilegal e lavagem de dinheiro

A 11ª Vara Criminal da Justiça Federal, de Porto Alegre, deferiu o afastamento do secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Serpa, na manhã dessa sexta-feira (10). Serpa é suspeito de fornecer dados sigilosos de órgãos da segurança pública ao filho, investigado por lavagem de dinheiro e crimes financeiros. A Operação Patris Arcanum, que em latim, significa “o segredo do pai”, teve como alvo a Secretaria de Trânsito e o titular da pasta, com mandado de busca e apreensão.
A ação tem vinculação com a deflagração da Operação Massari ocorrida no dia 1º de dezembro. A partir das buscas e diligências realizadas na última semana, identificou-se que Serpa contatava regularmente seu filho passando-lhe dados confidenciais.
A prática mostrou-se de singular gravidade, visto que a função ocupada pelo investigado possibilitava o acesso a sistemas de registros e de cadastros de veículos e pessoas. Inclusive, foi constatado que o secretário forneceu dados de viatura da Polícia Federal ao seu filho, utilizando-se dos sistemas cadastrais que mantinha acesso.

Secretário José Serpa

Tudo indica que Serpa passava a seu filho elementos sobre eventuais ações conjuntas que contavam com o apoio de servidores do Município. Foi identificado, por exemplo, que ele informava sobre a realização de blitz e de ações integradas com órgãos de segurança. O filho do secretário utilizava essas informações sensíveis como estratégia de contrainteligência, notadamente porque uma das práticas pelas quais está sendo investigado envolve justamente o transporte de grande quantidade de dinheiro sem origem comprovada. O objetivo da ação de hoje foi coletar elementos que exponham o grau de envolvimento do agente público com as práticas criminosas de seu filho.

EXECUTIVO

Ao Jornal A Plateia, o procurador-geral do município, Felipe Vaz, disse que a prefeita Ana Tarouco (DEM), cumpriu afastamento do secretário de maneira imediata. Além disso, Felipe destacou que o caso se trata de um assunto pessoal do acusado, portanto, a municipalidade não possui todas as informações. “A atuação da Prefeitura foi dar cumprimento àquilo que lhe competia”, explicou.
O procurador ainda frisou que o secretário prontamente procurou a prefeita, assim que a Justiça Federal expediu a ordem de afastamento para prestar esclarecimentos do que havia acontecido no Curralão, sede da Secretaria de Trânsito. Mais cedo, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão na sede da pasta.

CONTRAPONTO

A Plateia tentou contatar o secretário José Serpa, mas ele não atendeu as ligações.

Serasa lança Calculadora de IPVA e Guia para facilitar pagamento em 2025

⦁ Nova ferramenta permite simular valor a ser pago de acordo com o Estado, ano de fabricação e valor do veículo. ⦁ Guia esclarece as principais dúvidas, como calendário de vencimento, percentuais de descontos e qual a melhor forma de efetuar o pagamento. ⦁ Especialistas trazem dicas para evitar que imposto atrapalhe o planejamento financeiro dos motoristas. ⦁ Em parceria