A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou, nessa quinta-feira (25), a concessão do título honorífico referente ao Campeonato Gaúcho de 1918 ao Esporte Clube 14 de Julho. Junto ao clube, receberão a honraria o Brasil de Pelotas e o Cruzeiro.
O diretor de Esporte do 14 de Julho, Adriano Trindade, celebrou o título que veio após um grande esforço do clube. “Ao longo dos últimos três meses, comecei a conversar com o presidente da FGF para saber como estava a situação do E.C. 14 de Julho na Federação e ambos tocamos no assunto do reconhecimento desse título de 1918. A partir daí, providenciamos todos os documentos que nos foram solicitados e, agora, recebemos com muita felicidade a notícia desse reconhecimento”, destaca Adriano, que garante: “Faremos um grande evento para a apresentação oficial deste título para toda a comunidade santanense”.
O título honorífico é uma homenagem aos três clubes que, após terem sido vencedores de suas respectivas etapas regionais, disputariam o triangular final para definir o primeiro campeão gaúcho de futebol da história, no entanto, a disputa foi cancelada devido à epidemia da gripe espanhola que se instaurou no Estado, em 1918. A FGF anunciará nas próximas semanas a data da solenidade que irá oficializar o título e entregará o troféu ao Leão da Fronteira.
Novo Presidente da Associação Rural é empossado na noite dessa sexta-feira (17)
A cerimônia aconteceu no Centro Administrativo da Associação Rural