Três detentos, chefes das galerias da Penitenciária Estadual de Sant’Ana do Livramento (PESL) foram transferidos, na manhã de quinta-feira (19), para o Presídio Estadual de São Borja, após a fuga de oito detentos da casa prisional santanense às 3h da madrugada de quinta.
Os detentos uruguaios são Alex Alejandro Velazco Nunez e Carlos Ricardo Velazco Nunes; os seis brasileiros são Carlos Alexandre Fernandes Tavares, Cristian dos Santos Olivera, Elton dos Santos dos Santos, Igor Diego Paciello Macedo, Luis Fernando Ferreira Tabarez e Thiago Gonçalves Linhares.
Ainda no mesmo dia, por volta das 13h, um ônibus da Polícia Penal chegou na PESL para auxiliar nas buscas por objetos no interior do presídio, operação que contou com o apoio do Corpo de Bombeiros. A Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) não divulgou, até o fechamento desta reportagem, o balanço das apreensões.
O comandante do policiamento da Brigada Militar, capitão Giovane Dalcol, explicou que a BM é responsável por fazer a segurança externa da penitenciária e que sempre deve agir quando visualizar detentos tentando fugir da unidade, mas que desta vez, não houve visualização. “De toda maneira, nós vamos abrir um procedimento investigativo para apurar a conduta dos policiais”, disse.
Dalcol informou que a Brigada Militar está “com força total nas ruas” buscando os oito detentos. “A única certeza que eu posso transmitir para a população é que estes indivíduos vão retornar para o presídio, mais cedo ou mais tarde, a nossa missão é tirar estes indivíduos de circulação”, finalizou o capitão.


Brasilero con profusos antecedentes penales fue detenido con droga en Rivera
En el marco del constante combate al micro tráfico de estupefaciente en la ciudad de Rivera, personal de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, tras realizar tareas de inteligencia logró la detención de un vehículo con matricula brasileña. En el momento de la detención el vehículo en cuestión era conducido por un individuo de nacionalidad