qua, 30 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Sindicância sugere que integrantes do governo Ico e Mari sejam responsabilizados por descontrole de uniformes

Referente ao recebimento dos materiais, o documento fala que “percebeu-se uma postura negligente por parte da comissão de recebimento dos materiais em não efetuar a contagem, produto por produto, no momento em que os uniformes foram entregues para a Prefeitura. ”

Uma sindicância aberta, no início deste ano, pela atual secretária de Educação, Sandra Pontes para investigar possíveis irregularidades no recebimento de uniformes escolares da rede municipal de ensino chegou ao fim. Como encaminhamento, a sindicância sugeriu que os integrantes da Comissão de recebimento de objetos licitados da Secretaria Municipal de Educação (SME) à época dos fatos, sejam responsabilizados, em conformidade com a legislação vigente.
O documento final salienta que os uniformes também eram de responsabilidade das secretárias de Educação do governo Ico Charopen (PDT) e Mari Machado (PSB), “as quais não exerceram sua função na chefia da pasta, interferindo na agilidade deste procedimento, contagem e encaminhamentos para o almoxarifado”.
Referente ao recebimento dos materiais, o documento fala que “percebeu-se uma postura negligente por parte da comissão de recebimento dos materiais em não efetuar a contagem, produto por produto, no momento em que os uniformes foram entregues para a Prefeitura. ” O documento ainda relata que foi alegado que na época não havia pessoal da SME, não possuía espaço físico suficiente. Mas a comissão de sindicância afirmou que poderia ter sido feita a devida contagem dos uniformes em algum outro lugar com mais espaço e que não vê impedimento para isso.
Ainda, conforme declaração de uma servidora, estavam faltando 215 bermudas, 10 short-saia, 419 pares de tênis e 553 camisetas. O documento mostra, que houve diferença entre a contagem feita pelos servidores do almoxarifado da SME, e a contagem feita pela sindicância.

RELEMBRE

Os uniformes foram comprados na gestão anterior para os alunos da rede municipal de ensino, entretanto, o tema sempre gerou muita polêmica. Em agosto deste ano, o vereador Aquiles Pires (PT) denunciou ao Ministério Público (MP) as más condições de armazenamento dos uniformes escolares que estavam no depósito da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo a denúncia, os uniformes encontravam-se “em embalagens plásticas unitárias, sem vedação, guardados em caixas de papelão e que não é possível o armazenamento adequado naquela instalação”.

E AGORA?

A Comissão Sindicante encaminhou o relatório para a prefeita que terá a responsabilidade de decidir os próximos passos, inclusive denunciando os envolvidos à Justiça. Os uniformes foram entregues no fim de outubro deste ano a algumas escolas definidas pela SME.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já