sáb, 6 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Polêmica entre o presidente da Câmara e o Secretário de Obras sobre a liberação de uma motoniveladora

Mais uma polêmica envolvendo a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento aconteceu nessa sexta-feira (05). Desta vez, o fato aconteceu na Secretaria de Obras, quando o presidente do Legislativo se deslocou até o curralão e, segundo o secretário Dilmar Pereira, disse que “iria mandar parar a máquina, pois teria que ter documentação e que iria chamar o Trânsito ou a Brigada para fazer o recolhimento”. A motoniveladora estava trabalhando na revitalização de vias no Parque São José.
De acordo com o procurador-geral do Município, Felipe Vaz, a máquina está funcionando legalmente e não irá parar de operar por causa de “ameaças”. “A única lógica que existe é travar a administração. Não há lógica nenhuma, a máquina está legalmente trabalhando, está em período de teste, inclusive”, disse o procurador.

CONTRAPONTO

Procurado pela reportagem, o vereador Enrique Civeira (PDT) relatou que solicitou ao secretário de Obras cópias de documentos de habilitação para circulação, mas que não teve acesso aos mesmos. Quanto a afirmação de que o parlamentar teria mencionado que iria apreender o veículo, Civeira afirmou, “Eu não sou agente de Trânsito, não tenho competência para apreender máquina, eu fui lá como vereador pedir um documento para o secretário que ele não me forneceu”
O parlamentar finalizou reiterando que “a minha prerrogativa como vereador não é apreender nada, quem apreende é a Polícia, eu não sou Polícia”.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia