Faltando pouco menos de dois meses para a chegada do verão, a elevação da temperatura, aliada aos baixos índices de umidade relativa do ar, comumente registrados em Sant’Ana do Livramento e Rivera, têm sido motivo de preocupação por parte da população pela formação de queimadas nas vegetações da região e incêndios no perímetro urbano. Um exemplo disto se deu na última terça-feira (26) na região de Los Plátanos, em Rivera. Uma queimada de grandes proporções ocorreu na região que contava com uma quantidade significativa de material inflamável, o que levou parte da vegetação a ser consumida pelo fogo.
Segundo levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o pampa registrou 1.018 km² de área queimada durante os seis primeiros meses de 2021, um recorde em comparação à série histórica. Diante da iminência do surgimento de novos focos de incêndio na região, o 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento vem desenvolvendo ações a fim de conscientizar a população acerca dos cuidados necessários para se evitar a formação e propagação do fogo.
“Nós contamos com uma guarnição única dividida em duas unidades, a fim de dar conta das demandas de toda a cidade. Nesta época de clima quente e seco, incêndios em campos tornam-se fatos comuns na nossa região. Por este motivo, orientamos a população a não atear fogo em matas e no lixo, que são algumas das principais causas de propagação de fogo, especialmente com o clima quente e seco”, relata o Sgt. Junes, que também chama a atenção para a prevenção de incêndios domésticos:
“Solicitamos a atenção da população com pequenos detalhes, como no uso de utensílios domésticos ligados na mesma tomada por meio de adaptadores, o que acaba acarretando em uma sobrecarga na rede elétrica. Outro detalhe que as pessoas devem ter atenção é com relação ao botijão de gás. É importante sempre verificar a mangueira e a válvula que liga o botijão ao fogão, que possui, em média, cinco anos de validade. O Corpo de Bombeiros está sempre a postos para realizar o trabalho de maneira ágil e eficiente e, com o apoio da população, os incêndios podem ser melhor evitados e controlados”, concluiu o Sgt. Junes.
O telefone do Corpo de Bombeiros Militar é o 193. O atendimento está disponível 24h e é totalmente gratuito.


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) promove, no dia 20 de março, o “Ouvidoria Day: A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”.
O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-RS e contará com a presença do conselheiro Cezar Miola, ouvidor, e de Thaís Schumann Krahn, coordenadora da Assessoria da Ouvidoria do Tribunal de Contas gaúcho. O encontro tem como objetivo fomentar o aprimoramento das Ouvidorias dos jurisdicionados dos Tribunais de Contas e fortalecer o papel dessas unidades nas