dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Morning Call: em dia de Copom, mercados globais operam estáveis após bolsas em NY renovarem máximas históricas

Os futuros dos EUA operam em alta, muito próximo da estabilidade, após uma terça-feira onde as ações subiram para novas máximas históricas, à medida que os lucros corporativos ajudaram a impulsionar o otimismo, mesmo em meio a preocupações persistentes com a inflação e o crescimento econômico.

O S&P 500 e o Dow Jones estabeleceram seus novos recordes, com a United Parcel Service e a General Electric como destaques após reportarem fortes resultados. Já o Facebook caiu após revelar sua promessa de recompra de ações e o aumento dos gastos com ofertas digitais serem compensados por uma perda da receita.

O índice Stoxx Europe 600 subiu 0,8%, também fechando em alta recorde.

Nos EUA, o debate sobre as pressões sobre os preços continua: o ex-secretário do Tesouro, Lawrence Summers, disse que é improvável que as autoridades lidem com a “realidade da inflação” com sucesso até que ela seja totalmente reconhecida.

A temporada de balanços está ajudando a conter as preocupações de que a inflação elevada e o aperto da política monetária irão desacelerar a recuperação econômica: cerca de 81% das empresas que integram o S&P 500 relataram resultados melhores do que o esperado até agora, embora o Citigroup tenha alertado que o crescimento dos lucros pode estar perto do pico.

O petróleo Brent vai lutando para se manter acima dos US $ 85 o barril, enquanto os investidores pesam as perspectivas para os estoques dos EUA e as perspectivas de negociações que podem eventualmente ajudar a reviver um acordo nuclear iraniano, permitindo uma aceleração nas exportações de petróleo.

Por aqui, depois de seis meses de trabalho, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou nesta terça-feira, 26, um relatório que manteve o foco no pedido de indiciamento de Jair Bolsonaro, ampliou a pressão sobre o governo e expôs ainda mais a fragilidade do presidente. Bolsonaro é acusado de ser o responsável pelo agravamento da pandemia do novo coronavírus, que deixou mais de 600 mil mortos no País, ao tratar a doença com descaso e atrasar a campanha de vacinação.

Com 1.288 páginas, o relatório do senador Renan Calheiros (MDB-AL) – que passou com um placar de 7 votos a favor e 4 contra – pede o indiciamento de 78 pessoas (incluindo Bolsonaro) e duas empresas (Precisa Medicamentos e VTCLog). “Há um homicida no Palácio do Planalto”, disse Renan, em duro discurso no qual afirmou que Bolsonaro agiu como “missionário enlouquecido para matar o próprio povo”. O senador falou em “atrocidades” cometidas pelo governo e afirmou que “bestas-feras” tentaram ameaçar a CPI, mas não obtiveram sucesso.

Além de Renan, votaram a favor do texto Eduardo Braga (MDB-AM), Humberto Costa (PT-PE), Aziz, Otto Alencar (PSD-BA), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Tasso Jereissati (PSDB-CE). Os votos contrários vieram de Eduardo Girão (Podemos-CE), Jorginho Mello (PL-SC), Heinze e Marcos Rogério.

O relatório deve ser apresentado hoje ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), e ao procurador-geral da República, Augusto Aras. Caso o chefe do Ministério Público Federal não dê sequência às investigações, integrantes da CPI estudam ingressar com uma ação penal privada subsidiária no Supremo Tribunal Federal.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.