dom, 23 de março de 2025

Variedades Digital | 22 e 23.03.25

Vegetação alta e lixo acumulado em canteiros e praças preocupam moradores

Secretário de Serviços Urbanos alega falta de recursos para atender a demanda
Praça do SENAI (Foto: Lucas Noro/AP)

Ao longo dos últimos anos, a cidade de Sant’Ana do Livramento vem alterando significativamente sua paisagem, com o desenvolvimento do setor urbano da cidade. Aliada a esta mudança, a preservação de parte da área verde como praças e parques traz consigo benefícios para a população, ao mesmo tempo em que impõe responsabilidades por parte do poder público, relacionadas à sua manutenção e preservação.
Nas últimas semanas, tem sido possível observar o aumento considerável da vegetação que compõe as principais vias da cidade, como as avenidas João Goulart e 24 de

Avenida João Goulart. (Foto: Lucas Noro/Ap )

Maio, bem como em praças. Além disso, o acúmulo de lixo nestes locais também é motivo de preocupação por parte da população. Procurado, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Jean Alves, alega que a falta de recursos para a aquisição de novas máquinas roçadeiras é o principal obstáculo para o enfrentamento da demanda, que tende a crescer com a aproximação da chegada do verão.
O secretário reconhece que não possui um cronograma de atuação: “Hoje estamos operando com seis roçadeiras que atendem demandas de toda a cidade e nós vamos fazendo do jeito que dá. Elas não param de trabalhar nunca, mas ainda é muito pouco”. Segundo o secretário, o número reduzido de funcionários do setor operacional também compromete o trabalho, que conta com nove trabalhadores mais sete apenados do regime semiaberto que atuam na limpeza da cidade em parceria com a Susepe.

Com Gil do Vigor em Feirão, negociações de dívidas no país crescem 34% nos primeiros três meses do ano, segundo a Serasa

● Mutirão nacional bate recordes em fechamento de acordos, atendimentos e filas em São Paulo.
● 5,3 milhões de dívidas já foram negociadas somente no Feirão Limpa Nome. No Rio Grande do Sul já foram fechados mais de 232 mil acordos desde o início do Feirão.
● Atendimento especial 0800 para negociar dívidas bate recorde de procura.