seg, 15 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Câmara deve notificar prefeita na semana que vem sobre processo de cassação

Denúncia foi protocolada esta semana no Legislativo Municipal

A prefeita Ana Tarouco (DEM) deverá ser notificada, semana que vem, sobre a denúncia que poderá levar a cassação de seu mandato. A notificação pessoal foi expedida pela Comissão Processante do Legislativo.
A Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento aprovou por 10 votos a 6, nesta terça-feira (19), o pedido de abertura de comissão para cassação do mandato da prefeita do município, Ana Tarouco (DEM).
A denúncia feita pelo advogado pedetista Cezzar Mendina é embasada na festa de alusão aos 133 anos da Santa Casa de Misericórdia, ainda sob intervenção municipal, que segundo o denunciante “extrapolou o limite do razoável quando foi promovido verdadeira festividade nas portas do nosocômio, com som em volumes altos, que avançou à noite com danças, cantos e intensa aglomeração”.
Minutos após o protocolo da denúncia, os vereadores aprovaram a abertura de comissão para o processo. Os parlamentares favoráveis foram nomeados pelo presidente da Câmara, vereador Enrique Civeira (PDT): Eva Coelho (PDT); Gilbert Gisler (PSB); Rafael de Castro (PSB); Lídio Mendes (PTB); Dagberto Reis (PT); Cleber Custódio (PDT); Leandro Ferreira (PT); Aquiles Pires (PT); Romário Paz (MDB) e Maria Helena Duarte (PDT).
Votaram contrários os vereadores: Maurício Galo del Fabro (Progressistas); Duda Amaral (Progressistas); Elso Alvienes (PSC); Jovani Romarinho (Republicanos); Thomas Guilherme (PTB) e Felipe Torres (DEM).
O documento ainda detalha que houve o descumprimento da lei municipal “através de situação atípica e totalmente irregular, praticada pela própria Santa Casa e com a total ciência dos seus responsáveis, o que, além de ilegal, perturbou a todos os pacientes internados naquela oportunidade por conta de som alto, intensa reverberação do som…”, explica a denúncia.
Após a entrega da denúncia à Prefeita, ela terá um prazo de 10 dias para apresentar sua defesa.

 

Yuri Cardoso
[email protected]

Vibe Local

Programação Especial em Homenagem ao Mês Tradicionalista

Jornalista/gilbertojasper@gmail.com

Por Gilberto Jasper: MUDANÇA DE HÁBITOS

Jornalista/[email protected] Frequento o Litoral norte do Rio Grande do Sul desde a mais tenra idade. Meu avô, Bruno Kirst, tinha uma grande casa de madeira na praia de Tramandaí, outrora conhecida como “A Capital das Praias”. Era uma época heróica perto das facilidades de hoje. O imóvel – casarão de madeira com muitos quartos – ficava perto das dunas, paisagem