sáb, 13 de setembro de 2025

Variedades Digital | 13 e 14.09.25

Prefeitura pede autorização para fazer financiamento para aquisição de máquinas e georrefenciamento

A matéria deve passar pelas comissões do Legislativo na próxima semana
Foto: Marcelo Pinto/AP

Um projeto de lei que está em tramitação na Câmara de Vereadores prevê que a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento formalize um contrato com o objetivo de realizar uma operação de crédito junto ao Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul) de até R$ 6,5 milhões. O valor deve ser destinado à contratação de serviços de georreferenciamento e aquisição de máquinas e equipamentos.
Em sua justificativa, o projeto destaca que a aquisição de máquinas e equipamentos visa dotar as secretarias operacionais (Obras, Agricultura e Serviços Urbanos) de equipamentos adequados às demandas do Município e que o maquinário atual, notoriamente, está sucateado.
Quanto à contratação de serviço de georreferenciamento, o texto explica que é uma ação imprescindível para a modernização administrativa com base em um cadastro atualizado que, segundo o vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), permitirá uma maior isonomia tributária, além de embasar todas as ações de Planejamento Urbano e estruturar, de maneira definitiva, a regularização fundiária do município.
A prefeita Ana Tarouco (DEM) enfatizou em dizer que o Executivo depende da aprovação do Legislativo para conseguir acessar o empréstimo. “Contamos com essa aprovação”
O projeto deve ser apreciado pelas Comissões na próxima terça-feira (19), mas alguns vereadores já alertam, nos bastidores, que a proposição “possui inconsistências”.

Galpão “Panchito da Tradição” da Escola Célia Irulegui inaugura nova sede

O Galpão tradicionalista “Panchito da Tradição” há oito anos celebra a tradição gaúcha dentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui, em Sant’Ana do Livramento. Hoje é administrado pelo Patrão Cláudio Madruga, juntamente com as Patroas Caren do Couto e Janice Nobre, todos servidores da escola, que junto dos alunos e voluntários, celebram durante o mês de setembro, os

Poeta e compositor Luiz Coronel será protagonista de recital que ocorrerá em Caxias do Sul

Caxias do Sul receberá os artistas Luiz Coronel, Sérgio Rojas,  e o convidado Lucio Yanel, no recital “Luiz Coronel, poeta e compositor”, que será no próximo sábado(13), às 20h, no Teatro Pedro Parenti. O evento ocorre durante o Festival Internacional de Artes Cênicas, que marca os 25 anos da cidade. Segundo Coronel, encontro irá “caracterizar o selo da amizade e