As equipes de Vigilância em Saúde investigam, desde o mês de agosto, surtos de Doença Diarreica Aguda (DDA), em diversas instituições do município e em escolas de educação infantil.
As doenças diarreicas agudas (DDA) correspondem a um grupo de doenças infecciosas gastrointestinais, que podem ser causadas por consumo de água, alimentos e objetos contaminados ou pessoas doentes. O município de Sant’Ana do Livramento vem registrando diversos surtos de DDA, sendo alguns deles através de análises laboratoriais positivas para o Adenovírus e Norovírus.
Conforme o informe divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a investigação que vem sendo feita desde o mês de agosto, traz os resultados de coletas das amostras de água da rede de distribuição e dos reservatórios de alguns estabelecimentos que mostraram que os agentes causadores dos surtos são os Adenovírus e Norovírus.
A Vigilância em Saúde vem tomando medidas preventivas, a fim de evitar a proliferação dos surtos de DDA no município. Dentre as medidas estão:
– Coleta de amostras de água da rede de distribuição municipal e de reservatórios;
– Georreferenciamento dos casos de DDA registrados no município;
– Levantamento sobre a situação de limpeza de reservatórios de água das instituições de ensino do município;
– Interlocução com Serviços de Saúde e Secretaria de Educação para rápida identificação de novos casos, principalmente em crianças e interlocução com o Departamento de Água e Esgoto (DAE) para reforço das medidas de controle da qualidade da água de abastecimento público.
De acordo com Raquel Levy, a Vigilância Sanitária está realizando medidas de prevenção nas escolas de educação infantil. “Fizemos pedido para que as escolas, não só as particulares, mas também as públicas, fizessem uma força tarefa na questão das lavagens dos alimentos, das mamadeiras, higienização das mãos e uso de máscaras, tudo isso vem sendo reforçado também no informe”, destacou a coordenadoras as imunizações.
Ainda segundo Levy, a DDA pode ser considerada uma virose que está passando de pessoa para pessoa, começando as contaminações com as crianças, causando diarreia e vômitos, levando a contaminação para os adultos de uma forma muito rápida.
Em comunicado, o DAE avisou à comunidade santanense que a dosagem de cloro na água da autarquia teria um aumento, visando a prevenção ao surto de DDA. O fato se deve ao resultado das análises onde foi detectado a presença do mesmo vírus encontrado nas fezes das crianças diagnosticadas com DDA.
A reportagem do Jornal A Plateia tentou contato com a direção da autarquia não obtendo resposta até fechamento dessa edição.


O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), com apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB) promove, no dia 20 de março, o “Ouvidoria Day: A Ouvidoria como Ferramenta de Participação”.
O webinário será transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do TCE-RS e contará com a presença do conselheiro Cezar Miola, ouvidor, e de Thaís Schumann Krahn, coordenadora da Assessoria da Ouvidoria do Tribunal de Contas gaúcho. O encontro tem como objetivo fomentar o aprimoramento das Ouvidorias dos jurisdicionados dos Tribunais de Contas e fortalecer o papel dessas unidades nas