sex, 29 de março de 2024

Aplateia Digital | 23 e 24.03.24

Última Edição

Governador avalia positivamente a Expointer e fala sobre crise política

Em entrevista para o Jornal A Plateia, Eduardo Leite diz que não estará no Parque para receber o Presidente da República

O governador Eduardo Leite (PSDB) visitou o Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS, onde acontece a 44ª edição da Expointer. Na oportunidade, o tucano comentou, em entrevista ao Jornal A Plateia seu ponto de vista sobre as últimas manifestações que têm acontecido em todo país.

“Além de toda ameaça à democracia, que por si só deve ser repudiada, e as quais devem ser dadas consequências pelas lamentáveis manifestações que atentam contra a Constituição, que eu acho que, do ponto de vista técnico jurídico, está claro, há crime de responsabilidade por parte do presidente”, disse Leite.

Está prevista para este sábado (09), a visita do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na maior feira agropecuária da América Latina e Eduardo declarou: “Eu não estarei aqui no sábado para recebê-lo”. Ele destacou a importância do cargo que Jair ocupa, mas confirmou que não estará no Parque no dia da visita do presidente da República.

Leite utilizou da atual conjuntura para basear sua fala e disse que a população está pagando caro por ações da União. “O pior de tudo isso, é além da própria Democracia ser atacada são os custos que se impõem na vida de uma população que já está pagando mais caro na comida e no combustível por conta destes desajustes econômicos que o presidente intensifica”.

O governador enfatizou em explicar que qualquer processo que tenha como objetivo a cassação do presidente, depende do Congresso Nacional. “O ambiente político vai se formando, já se é para agora, para semana que vem ou para um mês? Não sei, isso depende das condições que o próprio Congresso vai interpretar das manifestações populares, ou seja, este ambiente político vai se criando e talvez leve a abertura de um processo de impeachment”.

Quanto à feira, Eduardo Leite comentou que “a imensa maioria dos expositores está me relatando estarem bem surpresos com os resultados positivos do primeiro final de semana” e demonstrou ter uma boa expetativa dos resultados da Expointer. “É uma retomada de uma grande feira que vai deixar bons resultados, eu tenho certeza”, disse.

 

Rodrigo Lorenzoni diz que falta transparência e questiona necessidade de aumentar impostos

Os dados divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS essa semana mostram que nos dois primeiros meses de 2024, a arrecadação do estado aumentou 24% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda assim, o governador Eduardo Leite tem insistido na necessidade de aumentar impostos,  de forma direta, aumentando a alíquota base do ICMS, ou indiretamente, através das decretos