sex, 21 de março de 2025

Variedades Digital | 15 e 16.03.25

A SENSAÇÃO

Interessante a sensação. A sensação é algo único, pessoal, indescritível, porque não há como colocar em palavras o que sentimos, e além de tudo, ela é efêmera. A sensação pode ser de prazer, de alegria, de tristeza, de raiva, de deslumbre, de incompetência, de incapacidade e são tantas que corro o risco de ao enumerá-las, esquecer alguma. A sensação é tão pessoal, que por mais que queiramos compartilhá-la naquele momento, não tem como. Eu disse naquele momento, porque por ser sensação, ela é volátil, mutante, se esvai e logo, logo fica apenas uma tênue lembrança que acaba se perdendo no universo da vida.
Se eu fosse colocar que a sensação de impotência é a pior, o leitor poderia dizer: depende do momento! Posso citar inúmeros momentos de impotência que dá vontade de a gente ir direto falar com Deus e dizer: e aí, meu Amigo, não vais fazer nada? Meu filho (a), minha amiga (o) está sofrendo, por favor, me ajuda! Por favor, dá um jeito, eu não posso fazer nada!
Ou a sensação plena de ter realizado seu trabalho, e como dizem os americanos: dei o melhor de mim e não fui reconhecido. Ou a sensação do abandono, pais abandonando filhos, maridos deixando as esposas com os filhos e achando que pagando a pensão já estão cumprindo com o seu papel. Gente, que horror! O homem é diferente da mulher fisicamente, mas e sentimentalmente?
Ou a sensação do sonho. Pode ser um sonho gostoso, daqueles que continuamos a sonhar por um bom momento quando acordamos até cair a ficha que não passou de um sonho, ou um sonho que, aparentemente, queria nos dizer algo, mas que não conseguimos decifrar. Freud diz que quando sonhamos a “nossa polícia interna” se afasta e acabamos colocando no sonho nossos desejos ocultos – palavras minhas, é claro – e quando contamos o nosso sonho ao acordar, a “polícia” já está presente, e por mais que queiramos relatar com fidelidade nosso sonho, ela (a polícia interna) altera o sonho, e nos sentimos impotentes por não conseguirmos transmitir nossa sensação.
E lá se vai nosso encanto do sonho, nossa sensação de prazer se o sonho foi bom; porque se foi ruim, ufaaa…. ainda bem que foi só um sonho!
E a sensação se dissipou.

Cresol realiza a Assembleia de 2025, em Sant’Ana do Livramento

Na noite desta quinta-feira (20), o CTG Sinuelo do Caverá, em Santana do Livramento, foi palco da pré-assembleia da Cresol 2025. O evento reuniu cooperados e lideranças da instituição para apresentar resultados financeiros, discutir a gestão da cooperativa e planejar o futuro. Durante o encontro, foi oferecido um jantar aos participantes, proporcionando um momento de confraternização e aproximação entre os

Luis Carlos Silva é homenageado pelo Lions Clube

Na noite da última quarta-feira (19), o Lions Clube de Santana do Livramento promoveu uma emocionante homenagem ao empresário Luis Carlos Silva. O evento ocorreu na sede da instituição, localizada na rua dos Andradas, número 1080, e contou com a presença de diversos membros da comunidade e autoridades locais. Durante a solenidade, Luis Carlos Silva foi surpreendido ao descobrir que

Nota à Imprensa – Governo incompetente é assim: a conta sempre vem com juros.

A oposição recebe com muita preocupação a decisão do Banco Central de elevar a taxa básica de juros (Selic) para 14,25%, o maior patamar desde 2016. Esse aumento afeta diretamente o trabalhador brasileiro, tornando o crédito mais caro, dificultando o acesso a financiamentos e reduzindo o consumo, o que pode levar a mais desemprego e desaceleração econômica. Além do impacto