dom, 7 de setembro de 2025

Variedades Digital | 06 e 07.09.25

Secretaria aguarda parecer para iniciar transporte de alunos da rede estadual da zona rural

Procurador está em viagem e analisará processo semana que vem

A Secretaria Municipal de Educação, responsável pelo transporte escolar rural da rede estadual, aguarda um parecer do procurador-geral do Município, Felipe Vaz, para iniciar a transportar alunos para os seus educandários.
Segundo a secretária de Educação, Sandra Pontes, o transporte da rede municipal de ensino já está em funcionamento e decorrendo dentro da normalidade, apenas aguarda o parecer do Procurador para colocar em prática o transporte da rede estadual. “O do município está ok, já começaram, está funcionando, em andamento, com tranquilidade. Agora, o do Estado já foi para a Fazenda, de lá foi para a Procuradoria. Estamos só esperando pela Procuradoria para nós termos um parecer para iniciar este transporte do PEAT”, disse Sandra.
Esta semana, o procurador-geral, responsável pela emissão do parecer, está cumprindo agendas em Porto Alegre e ainda não analisou o processo, mas disse que semana que vem, se estiver tudo dentro dos conformes, o parecer já deverá ser emitido para concluir o trâmite.
A secretária explicou que posteriormente à emissão do parecer jurídico, ela entrará em contato com a 19ª Coordenadoria Regional de Educação avisando que o transporte dos alunos será realizado e também disse que já há uma empresa contratada para prestar o serviço.

Oposição alerta: Brasil não é Irã e não pode seguir rumo à corrida nuclear

A Oposição recebe com enorme preocupação e indignação a declaração feita pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, de que o Brasil “pode precisar de defesa nuclear, caso o mundo continue como está”. O Brasil é signatário do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP) e, ao longo de décadas, construiu uma posição internacional sólida de utilizar a energia