qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

CPI do Manoela requer cópia de depoimentos à Policia Civil

Outro documento requerido pela Comissão é o processo da ação impetrada pela Prefeitura contra a Cooperativa
Foto/ASCOM

Na manhã desta terça-feira (10), foi realizada mais uma reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no Loteamento Manoela. Na pauta, estavam dois requerimentos, ambos de autoria do vereador Felipe Torres (DEM). Um dos documentos requereu a cópia de todos os depoimentos relacionados ao loteamento à Policia Civil e outro a cópia dos autos da Ação Civil Pública impetrada pela prefeitura de Sant’Ana do Livramento contra a Cooperativa Inovar, os dois aprovados pelo plenário.

Na ação, o município alega o descumprimento do termo de compromisso firmado com a Cooperativa (ré), pois afirmou que o termo era para a realização de obras para a infraestrutura do Loteamento Manoela. Apesar de não estar autorizada a entrega das residências, há famílias residindo no local, referindo que as cartas de habite-se expedidas pela municipalidade eram exclusivamente para habilitação junto à Caixa Econômica Federal e também se refere sobre os ajustes realizados na esfera extrajudicial e os descumprimentos dos termos firmados.

Na reunião, o presidente da Comissão, vereador Felipe Torres relatou que já tentou entregar, duas vezes, correspondências à Cooperativa, mas que nos endereços nada foi encontrado e ressaltou que fará o último contato, caso contrário, irá tomar outras medidas.

Neste contexto, o vereador Leandro Ferreira (PT) questionou o presidente: “Quanto a tentativa de notificação da Cooperativa e envio das documentações pode ser feito por via eletrônica? ”. Felipe disse que os envios foram através dos correios e perguntou ao servidor da secretaria do Legislativo que assessora a CPI se poderia ser realizado por e-mail, o qual relatou que não há problema.

Com a reposta, Leandro ressaltou: “Nós temos tantos recursos hoje presidente, se não a gente não vai andar para a frente. Se vitimizar aqui não vai resolver. Faz um envio eletrônico, a justiça deve ter nos autos do processo no qual o relator acabou de ler, o endereço da entidade”.

A nova reunião da CPI está prevista para a próxima quinta-feira (10) e a previsão é que na próxima semana já iniciem as oitivas.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e