dom, 19 de outubro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.10.25

Azul transfere linha de voos de Livramento para Alegrete

Ainda por conta das restrições sanitárias do Uruguai, Fronteira da Paz fica de fora do retorno dos voos regionais do RS

A companhia aérea Azul começou a operar voos para oito novos destinos do interior do Rio Grande do Sul e a Fronteira da Paz permaneceu fora desta lista até Porto Alegre. A linha que faria a ligação com a Fronteira da Paz foi deslocada para Alegrete, pois Livramento não possui aeroporto próprio. Desde o início da pandemia, as linhas aéreas do Uruguai estão fechadas para viagens comerciais com o Brasil devido à Covid-19. Só podem entrar no país estrangeiros residentes no Uruguai, uruguaios e pessoas que possuem autorização especial do governo ou por algum motivo particular.

De acordo com o presidente da Frente Parlamentar da Aviação Regional, deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), a falta de aeroporto foi o único impeditivo para a volta dos voos para a cidade. “É difícil de entender por que Livramento não tem aeroporto. Nós usamos sempre o aeroporto de Rivera, como nós tivemos o fechamento por causa da pandemia, estamos impedidos de usar a programação dos voos que tem que acontecer com antecedência. Com estes voos, oito novas cidades terão ligação com a capital, assim ficaremos com 12 cidades”, destacou Antunes.

O deputado reiterou que enquanto não houver condições da pista de Rivera voltar a ser utilizada, o Estado ficará na situação que está. “Assim que tivermos condições de usar a pista de Rivera, a Azul já manifestou o interesse de voltar a voar Sant’Ana do Livramento e Rivera”, pontuou.

Além de Alegrete, o municípios de Canela, Erechim, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Vacaria e Bagé também tiveram o retorno de seus voos. Nesta retomada das ligações com a capital gaúcha, Vacaria, Alegrete, Bagé, Erechim, Santa Cruz do Sul, Santa Rosa e São Borja terão a opção do modal aéreo três vezes por semana. A cidade de Canela contará com um voo diário para Porto Alegre.

Fronteira mobilizada em prol da Liga Feminina de Combate ao Câncer

A manhã deste domingo, 19 de outubro de 2025, foi marcada pela solidariedade e pela promoção da saúde em Sant’Ana do Livramento, com a realização da 1ª Corre Caminhada Outubro Rosa. O evento, que superou as expectativas de público, reuniu milhares de pessoas em um ato de conscientização e apoio à Liga Feminina de Combate ao Câncer de Livramento (@ligalivramento).

 Sebrae promove palestra gratuita sobre inovação no turismo

O Sebrae e o Connect Pampa trazem uma oportunidade de aprimoramento para o setor de turismo. No dia 23 de outubro, a especialista Ariane Pastorello ministrará a palestra “A fórmula do sucesso para o turismo: Tecnologia (IA), emoções e coneões!”, abordando as tendências que estão redefinindo a experiência do viajante. O evento, com início marcado para as 19h, acontecerá no