O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que teve como objetivo apurar e investigar eventuais responsabilidades diante de alimentos vencidos encontrados no almoxarifado da Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social (SMAIS), no início deste ano, vereador Dagberto Reis (PT) apresentou, nessa quinta-feira (15), o relatório final dos trabalhos.
No documento, Dagberto destacou que “é importante que um novo processo licitatório que tenha por objeto a aquisição para alimentos para a Secretaria Municipal de Assistência Social, prossiga somente após o conhecimento do que se dispõe em estoque, com a finalidade de mensurar a real necessidade de novas aquisições e assim evitar a compra desnecessária e consequentemente o desperdício de produtos as custas do erário público municipal. ”
O relator enfatizou uma divergência quantitativa do estoque, com os relatórios apresentados e relatou um grave descontrole na Administração Pública sobre o material existente. Segundo Dagberto, a situação constatada demonstrou sistematicamente, após as oitivas dos secretários que estiveram à frente da pasta, que a realização de procedimentos por parte do almoxarifado, no que se refere ao controle de estoque, não foram eficazes, sem observância das tramitações, dos registros, controles e sugeriu aos responsáveis a responsabilização de sanções administrativas.
Por fim, o relator registrou que diante dos fatos apurados pela CPI, irá encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE), Tribunal de Contas do Estado (TCE), Executivo Municipal e ao Controle Interno o relatório final, para fins de ciência e eventuais providências.
Os vereadores membros da Comissão terão até segunda-feira (19), para apresentarem emendas ao relatório, que serão discutidas e votadas juntamente com a íntegra do documento na próxima quinta-feira (22), às 10h no plenário João Goulart.
A CPI dos Alimentos foi instaurada no dia 31 de março e investigou o armazenamento e uma suposta destinação de alimentos com o prazo de validade vencidos na Secretaria Municipal de Assistência e Inclusão Social da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento para pessoas em vulnerabilidade social.


Operación “SIRIRI” desarticuló organización extranjera que realizaba prestamos ilegales
Se realizaron 17 allanamientos en Artigas, Paysandú, Rivera y Lavalleja. Hay 17 personas detenidas Luego de varios meses de investigación, dando cumplimiento a directivas ministeriales y en el marco de un plan estratégico desplegado por la Policía Nacional para la zona de frontera, la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte, mediante un trabajo en conjunto con