qui, 31 de julho de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Proposta do Centro Pós-Covid 19 ganha apoio de lideranças gaúchas

O vereador Duda Amaral apresentou a ideia, esta semana, a políticos e profissionais da Saúde de vários municípios do Rio Grande do Sul
Líder do governo, deputado Frederico Antunes e o vereador Duda Amaral

O vereador Duda Amaral (Progressistas) esteve na Capital do Estado durante quase toda esta semana mantendo contatos sobre diversas pautas que vem articulando para a comunidade santanense, com atenção especial para a proposta de criação de um Centro de Atendimento Pós-Covid 19, que propõe como meio de ampliar e melhorar a estrutura de atenção a pacientes com sequelas da Covid-19 e familiares de vítimas da doença. A ideia é uma parceria entre Estado e municípios para montar locais exclusivos com atendimento multidisciplinar.
Segundo Duda Amaral, muitas prefeituras já estão oferecendo este tipo de serviço, porém não de forma exclusiva, e sim na mesma estrutura de saúde onde também buscam pacientes com outras enfermidades. A proposta é da criação de ambulatórios específicos para atendimento aos pacientes que se recuperam do vírus, mas enfrentam a seguir diferentes tipos de sequelas, que vão desde aspectos sensoriais até mesmo à capacidade física, necessitando apoio psicológico, assistência social, fisioterapia, educação física, entre outros.
O vereador conversou com especialistas médicos que confirmaram a tendência de aumento significativo do público pós-Covid nos próximos anos. “Além disso, já há grande demanda de atendimentos para os casos eletivos que ficaram represados na pandemia, como me alertou o geriatra Leandro Minozzo, de Novo Hamburgo, com quem conversei sobre itens do projeto”, acrescenta Amaral.
O vereador lembra que já conversou com a prefeita Ana Tarouco, apresentando o plano, e que ela também é uma defensora da ideia.
Em Porto Alegre, esta semana, ele tratou do assunto também com os deputados Gabriel Souza, presidente da Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, líder do Governo, e Issur Koch, qu’e preside a Comissão do Mercosul do Parlamento gaúcho, além do presidente estadual do Progressistas, Celso Bernardi, e do prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello.
“A receptividade de todos superou as minhas expectativas. O prefeito Ronnie fez convite para visitá-lo em Uruguaiana e conhecer o atendimento que estão iniciando na cidade. O presidente do Progressistas, Celso Bernardi, pretende tornar a preocupação com os pacientes pós-Covid uma das prioridades do partido na área da saúde. E os três deputados mostraram interesse em ajudar a criar o ambulatório para cuidar das pessoas com sequelas ou que perderam familiar para a doença”, relata. Segundo Amaral, o deputado Frederico Antunes na mesma hora entrou em contato com autoridades do Governo do Estado para tratar sobre a inclusão do tratamento do Pós Covid no orçamento do próximo ano.

Nota Oficial Liderança da Oposição na Câmara dos Deputados

  O Brasil chegou hoje a um ponto que jamais deveria ter alcançado. A decisão do governo dos Estados Unidos de sancionar um ministro do Supremo Tribunal Federal, com base na Lei Magnitsky, não deve ser vista como motivo de comemoração, mas como um sinal de alerta gravíssimo para todos aqueles que prezam pelo Estado de Direito e pela soberania

TCE-RS realiza encontro de orientação para 23 municípios em Santana do Livramento

No próximo dia 31 de julho, o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realiza a 15ª edição dos Encontros Regionais de Controle e Orientação (ERCOs) na cidade de Santana do Livramento. O evento ocorrerá das 9h às 17h30, no auditório da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Rua Barão do Triunfo, 1048 – Centro. Voltado a gestores dos 23 municípios sob

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa

61% dos brasileiros já se arrependeram de ter emprestado dinheiro a um amigo, revela pesquisa da Serasa ● Para comemorar o Dia da Amizade, Serasa mostra a relação entre amigos e finanças; ● 67% dos entrevistados já compraram algo por influência de amigos; ● 82% dos brasileiros já emprestaram dinheiro a um amigo; ● 4 em cada 10 brasileiros já