ter, 1 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Contratação de médicos pode ocorrer na próxima semana

A Secretaria Municipal da Saúde aguarda a documentação da Câmara de Vereadores para iniciar o processo de contratação dos médicos, que deverá ser na próxima semana, conforme necessidades da pasta.
Na quarta-feira (16), foi aprovado na Câmara de Vereadores o projeto de lei nº 75/2021 que autorizou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) efetuar a contratação de médicos, inclusive para atender a longa demanda da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Armour.
Questionado quando os novos médicos iniciariam suas funções, o secretário Paulo Vargas respondeu: “a gente está só esperando vir da Câmara a legislação para a Administração para nós fazermos as contratações conforme as necessidades”, mas ponderou – “a ESF não vai ficar sem médicos”.
Na semana passada, o Jornal A Plateia publicou uma reportagem que relatava as dificuldades enfrentadas pelos moradores do bairro Armour e adjacências que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), pela falta de médicos no quadro da ESF que atende aquela comunidade.
Desde o fim do ano passado, em alguns postos de saúde, como é o caso da ESF I do Armour, o problema é enfrentado pelos usuários do serviço. A unidade continua sem especialistas para atendimento, o que poderia acarretar na perda da Estratégia de Saúde da Família no local, hipótese que foi descartada pelo secretário Paulo Vargas.
A reportagem também relatava que a SMS contrataria um médico através do Programa “Mais Médicos”, mas questionado sobre o médico que seria contratado através do Programa, o secretário de saúde, Paulo Vargas, informou que não acontecerá mais a contratação, pois, o médico desistiu de vir para o município e sendo assim, deverá ser aberto um novo processo.

Sant’Ana do Livramento registra -7,2°C e lidera o frio extremo no RS

O inverno gaúcho atingiu seu ápice nesta terça-feira, 1º de julho de 2025, e Sant’Ana do Livramento confirmou-se como o epicentro do frio extremo no Rio Grande do Sul. Dados precisos de estações meteorológicas, incluindo informações do sistema SIMAGRO (Governo do Estado do Rio Grande do Sul), validam a intensidade do gelo. Uma estação particular na “Fazenda Sociedade”, em Sant’Ana