Cinco famílias receberam ordem de despejo, na manhã desta quarta-feira (19), no bairro Wilson. De acordo com os moradores da rua Mario Toscano Barbosa, o documento recebido pela fiscalização da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente (Seplama) dá o prazo de 20 dias para as famílias retirarem as casas construídas e todo o material que houver dentro do terreno.
De acordo com o relato feito por Nicoly Flores Leites, moradora que recebeu o documento, pela terceira vez em sua residência. “Já é a terceira vez que recebo a visita dos fiscais da prefeitura, da Seplama, e nos deram ontem a ordem pra nos retirarmos, deram 20 dias de prazos pra ser retirada a madeira do local e fazer a limpeza do local. Todo mundo que tá aqui é porque precisa, ninguém está aqui por brincadeira”, relatou.
Rene Adão Ilha Martins, outro morador relatou que não estava quando a fiscalização esteve na sua rua. “A minha casa está quase pronta, e não tenho outro lugar pra ir. Eu não recebi porque não estava em casa, mas também preciso sair. Eu já solicitei o número pra minha casa na Secretaria de Obras e ainda estou no aguardo pra poder solicitar água e luz”, relatou Rene Adão.
Segundo a Seplama, a secretaria está fazendo um levantamento para saber quantos terrenos de área verde foram doados ou cedidos. “As cedências não passaram pelo planejamento, e hoje não temos condições de saber quais são e quantas áreas foram cedidas. Os fiscais estiveram lá, a princípio a moradora não tinha documento pra apresentar. A Assistência Social já foi lá para fazer uma entrevista sócio econômica com as famílias, e após a procuradoria jurídica irá nos orientar sobre como proceder. Os nossos fiscais estão fiscalizando essas localizações para a gente catalogar tudo que foi cedido à revelia da secretaria de planejamento. E se as pessoas não tem documento pra apresentar, elas são notificadas, sendo área pública, nós temos que notificar”, declarou Celina Martines, secretária da Seplama.