sex, 4 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Santanenses enfrentam problemas após ataque cibernético ao site do Judiciário

Advogados aguardam ter acesso para avaliar as perdas causadas pelos hackers, nessa semana
Advogado Carlos Thomaz Albornoz (Foto: Cedida)

Muitos santanenses estão reféns de um verdadeiro sequestro sofrido pelo site do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RS). Desde quarta-feira (28), o sistema informatizado continua sob ataque cibernético. Os dados do Poder Judiciário estão aprisionados por um sistema que emite, de tempo em tempo, a mensagem de que bitcoins devem ser pagos em troca da liberação das informações, mesmo assim, os integrantes da Justiça não acreditam que o objetivo dos criminosos seja econômico.
O ataque cibernético vem causando instabilidade nos sistemas de informática do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, apenas o sistema Eproc, para consulta de processos, tem funcionado pela rede externa do Tribunal, com instabilidades. “Eu vejo esse ataque cibernético com muito pesar, muita tristeza”, destacou a diretora do foro local, juíza Carla Barros Siqueira Palhares.
“O fato desse ataque ocorrer, não significa que o sistema está errado ou que os processos precisariam voltar ao físico, porque teriam mais segurança, de modo nenhum, a gente tem que fazer adequação aos novos tempos e fortalecer os técnicos de informática para que sempre visitem a segurança. O Tribunal vai apurar a responsabilidade e vamos trabalhar para que novos ataques não ocorram”, complementou Palhares.
Para o conselheiro estadual da OAB e membro da Coordenação Nacional de TI, Carlos Thomaz Albornoz, é uma preocupação que expõe vulnerabilidades, que o Tribunal vai precisar bloquear. Para Albornoz, a única dificuldade que ele enfrentou nas últimas horas é o acesso ao sistema. “Logo que eu soube desse ataque não tenho acessado, aguardo o tribunal informar que podemos acessar”, afirmou.
O caso segue sob investigação interna do TJ, com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos e de Defraudações da Polícia Civil também vai atuar no episódio. Na noite da quinta-feira (29), o Ministério Público anunciou que um Técnico da Promotoria Especializada Criminal foi designado para acompanhar as investigações da polícia.

General Hamilton Mourão através do X (antigo Twitter)

“Ao manter o General Braga Netto injustamente preso, o STF age com especial perfídia e de maneira ardilosa, mostrando que a justiça da vingança tem um lado… Em verdade, quando há, em um processo, pessoas presas, não há interrupção no trâmite durante o período do recesso… Fica cristalino como água, que não há tempo a perder para concretizar a maldade…

NOTA OFICIAL — Decisão do ministro Alexandre de Moraes sobre o IOF

  A decisão do ministro Alexandre de Moraes de suspender tanto os efeitos do decreto presidencial que aumentava o IOF quanto a deliberação do Congresso Nacional que o sustava, num primeiro momento, preserva o que é essencial: o aumento do imposto está suspenso. Ou seja, não haverá elevação da carga tributária para os brasileiros, para os empreendedores, para o setor