sáb, 13 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Programa da RGE beneficia famílias de baixa renda de Santana do Livramento

Na manhã desta quarta-feira, 28, houve uma visita à instalação na residência de uma cliente beneficiada pelo equipamento. Estiveram presentes na ação a secretária de educação, Sandra Pontes, que estava representando a prefeita Ana Tarouco, o consultor de negócios da RGE, Thiago Paz, e os analistas de eficiência energética da RGE, Eder Hoffmann e Odair Deters.

Com o objetivo de contribuir para uma diminuição das contas de luz de famílias de baixa renda, a RGE instalará 500 trocadores de calor a famílias atendidas pela distribuidora em Santana do Livramento. A ação, que faz parte do Programa de Eficiência Energética, tem um investimento de R$ 624,2 mil e busca diminuir o impacto do chuveiro elétrico na fatura de energia, já que este equipamento é responsável por cerca de 35% do valor pago.

Os trocadores de calor, também conhecidos como chuveiros inteligentes, são equipamentos que permitem uma economia de até 50% no gasto com energia, principalmente no horário de ponta, onde o chuveiro é mais utilizado. O chuveiro também propicia economia média de 15 mil litros de água por ano. A nova instalação substitui o chuveiro comum por um sistema inteligente de aquecimento de água, transformando-o em um equipamento mais eficiente. No momento do banho, a água da caixa ou da rede, através de conexões especiais, é conduzida até uma plataforma e passa por dentro do trocador de calor, aproveitando o calor já gerado pela água do banho, necessitando de uma potência menor de energia para que se atinja a temperatura ideal da água. O sistema também possui resistência blindada e a plataforma é feita de aço inox, o que aumenta a vida útil.

Segundo o analista de Eficiência Energética da RGE, Odair Deters, este investimento auxilia na redução da fatura e na conscientização dos clientes. “Esta ação tem um impacto direto na redução de consumo de energia elétrica, e, consequentemente, na redução do valor da conta de cada cliente, visto que o chuveiro é um dos equipamentos de maior consumo em uma residência. Com isso, a empresa busca, também, conscientizar as famílias sobre o uso consciente da energia elétrica, evitando desperdícios e gastos excessivos”, afirma Odair.

A escolha de quem receberá os chuveiros inteligentes é feita pela RGE, em conjunto com a Prefeitura Municipal, que indicam as famílias com base em cadastros de programas sociais.

Sobre a RGE – Responsável por distribuir 66,7% da energia elétrica consumida no Rio Grande do Sul e atender 2,9 milhões de clientes em 381 municípios gaúchos, a RGE é hoje a maior distribuidora da CPFL Energia em extensão territorial e número de cidades atendidas. A área de concessão da companhia, que é resultado do agrupamento das distribuidoras RGE e RGE Sul, realizado em janeiro de 2019, totaliza 189 mil km² de extensão, abrangendo as áreas urbanas e rurais das regiões Metropolitana, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do estado.

Os investimentos realizados pela RGE contribuem para o desenvolvimento socioeconômico de locais de fundamental importância para a economia do estado, que vão desde fortes polos turísticos, agrícolas e pecuários, até grandes centros industriais e comerciais, trazendo mais bem-estar, conforto e infraestrutura para a vida de 7,4 milhões de gaúchos.

 

Inscrições para Projeto Incentivo encerram dia 20

Projeto Incentivo de Unick Music Brasil está cadastrando cantoras de Sant’Ana do Livramento e cidades vizinhas. A iniciativa pretende selecionar cantoras de qualquer idade e de gêneros populares como sertanejo, forró e MPB acústica.