qua, 17 de julho de 2024

LOGO GRUPO A PLATEIA capa branco
Variedades Digital | 13 e 14.07.24
Aplateia Digital | 13 e 14.07.24

Última Edição

Bastidores – Investigação em sigilo

foto: Marcelo Pinto/AP

Investigação em sigilo

A chamada CPI dos Alimentos, pelo jeito, vai ter que requisitar por escritos os documentos necessários para esclarecer as dúvidas a respeito da suposta distribuição de alimentos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesta sexta, foram realizadas as oitivas dos ex-secretários Lauro Binsfeld e Rafael de Castro, e a atual secretária Gabriele Fernandes, tendo como principal pauta a metodologia de controle do armazenamento de alimentos pela pasta. Apesar da confirmação, pela Secretária, da existência de alimentos com prazos de validade quase vencendo, no início da atual gestão, e também da possibilidade de que fossem entregues os documentos para esclarecer os fatos, ainda restaram dúvidas sobre o volume de alimentos encontrados já em estágio de vencimento da validade. Gabriele Fernandes explicou que os números não foram divulgados em razão de apuração realizada pelo próprio Governo Municipal. A CPI deve ouvir funcionários da pasta nos dias 30 de abril e 6 e 7 de maio.

Sem censo

Presidente Jair Bolsonaro cancelou definitivamente o censo demográfico. Com isso, quem poderá afirmar o número de habitantes – e de vereadores – de Livramento?

Abertura

Depois de tanta reclamação dos funcionários demitidos do Complexo Hospitalar Santa Casa em relação à postura da prefeita Ana Tarouco, a Chefe do Executivo recebeu vereadores e representantes dos trabalhadores, graças a uma articulação do vereador “Galo” Del Fabro.

Aprovação

Turma do Tribunal de Contas do Estado recomendou aprovação das contas referentes ao ano de 2018 do ex-prefeito Ico Charopen. Agora, o parecer será apreciado pela Câmara de Vereadores.

Sem alunos

Movimento de professores municipais, com apoio do Cpers-Sindicato, busca revisão da decisão da Secretaria de Educação que determinou plantões presenciais nas escolas, embora as aulas estejam programadas para o modelo remoto.

Integração

Estão avançando de maneira objetiva as tratativas para um processo colaborativo de imunização contra a Covid 19 na fronteira. Esta semana, uma videoconferência organizada pelo deputado Frederico Antunes reuniu parlamentares e autoridades técnicas e consulares do Brasil e do Uruguai. No vizinho país, os deputados de Rivera Marne Osório e Nazmi Camargo também articulam essa ideia junto ao Governo uruguaio. Nesta sexta, os dois receberam os vereadores Duda Amaral e Dagberto Reis, de Livramento, para combinar o encaminhamento da proposta.

Beleza negra

Unindo visão social e consciência para o empoderamento, o Movimento de Mulheres Negras Santanense volta a realizar os concursos “Mais Bela Negra” e “Mais Belo Negro”, nas categorias baby (de 1 a 4 anos), infantil (de 5 a 9 anos) e juvenil (de 10 a 13 anos). As inscrições vão até dia 10 de maio, na forma de arrecadação de alimentos não pereciveis, que valerão nota do concurso. As informações estão na página do Movimento.

Lorenzoni e Camozzato oficiam MP de Contas sobre projetos do governo que reestruturam carreiras

Os deputados Rodrigo Lorenzoni (PL) e Felipe Camozzato (NOVO) protocolaram na tarde desta quarta-feira (17), no Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul, ofício alertando o Procurador-Geral Ângelo Borghetti sobre possível manobra fiscal imprudente e gestão temerária por parte do governador Eduardo Leite.   A decisão de recorrer ao MPCRS foi tomada após os deputados conhecerem