qui, 3 de julho de 2025

Variedades Digital | 28 e 29.06.25

Lei que garante gratuidade para acompanhantes de cadeirantes é aprovada

O texto, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), tramitava na Assembleia Legislativa desde 2017
Após a aprovação, acompanhantes terão gratuidades em eventos culturais, artísticos e desportivos (Foto: Divulgação/ASCOM)

Durante sessão plenária na tarde desta terça-feira (13), o projeto de lei n°150/2017, de autoria da deputada Zilá Breitenbach (PSDB), foi aprovado. O texto tramitava há quase quatro anos e foi proposto com o intuito de ampliar os direitos para as pessoas com deficiência.

Agora, já aprovado, o texto garante a gratuidade aos acompanhantes de cadeirantes em eventos culturais, artísticos e desportivos, salvo quando a organização do evento disponha de profissionais para cumprir esta função.

Segundo a deputada, a ideia da construção do texto teve início em uma visita realizada ao município de Tucunduva, onde conversou com o cadeirante Alexsandro Schmidt que contou sobre a dificuldade de frequentar alguns eventos, como shows artísticos. “Alex disse que muitos deixavam de ir aos eventos por não contarem com o amparo, pois nem todas organizações possuem equipe que possam fazer isto e nem sempre a família tem condições de bancar mais um ingresso para alguém acompanhar”, explicou Zilá.

Para Silvia Michele Dias, presidente da Associação Santanense do Deficiente Físico (Assandef), a aprovação da lei é um grande passo para ampliar a inclusão. “É de grande importância ter sido aprovada essa lei. O cadeirante ou pessoas com qualquer tipo de mobilidade reduzida, ele sempre requer uma pessoa, um acompanhante e muitas vezes impossibilita. […] Agora tendo essa gratuidade, acho que vai ser uma ótima ideia. É um avanço para nós sermos ainda mais incluídos na sociedade. Muitas vezes a gente deixa de ir em determinados lugares por não ter uma acessibilidade e até mesmo por não termos um acompanhante que possa ir conosco. Essa gratuidade vai abrir portas”, comemorou.

Tarso Genro através do X (antigo Twitter)

“Minha mensagem propositiva em defesa da unidade do campo político democrático, em defesa do estado e da cidade nas eleições de 2026, para recuperarmos a visão de solidariedade social e o sentimento de justiça nos uniu outrora.”   CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

Deputado Afonso Hamm negocia alternativa concreta para reestruturação das dívidas do campo

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS), relator do Projeto de Lei 5122/2023, que trata da securitização das dívidas rurais, participou nesta quarta-feira (02/07) de uma importante reunião no Ministério da Fazenda. O encontro contou com a presença do Subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais, Gilson Alceu Bittencourt, do economista-chefe da Farsul, Antonio da Luz, além dos consultores legislativos da

🚨 NÃO EXISTE VÁCUOU DE PODER OU DE RESPONSABILIDADE! 🚨

  Hoje, durante reunião da Cúpula do MERCOSUL, Javier Milei, presidente argentino, tocou na ferida aberta que o governo do PT finge não existir, qual seja o avanço transnacional das narcoguerrilhas e sua nefasta influência no subcontinente. As facções de narcoterroristas do Brasil já atuam em grande parte da América do Sul, fato que torna especialmente difícil o combate e