A iniciativa foi anunciada pelo presidente da cooperativa, José Antônio Severo Menezes, na última semana, após autorização do Conselho de Administração da cooperativa. No início da pandemia, em março de 2020, a Cooperativa buscou atuar pontualmente nas necessidades e particularidades de cada município de sua área de atuação. Através dos gerentes das agências, foi realizado o contato com os principais órgãos municipais, responsáveis pelo enfrentamento da pandemia, para ouvir as necessidades para o combate à Covid-19 e, assim, foi efetuado o primeiro aporte financeiro para as cidades. Porém, em decorrência do agravamento da pandemia, a Cooperativa entendeu que era necessário ajudar novamente, e com isso, vai realizar um novo aporte financeiro aos hospitais da região. Em contato com os responsáveis pelos hospitais, foram discutidas diversas ações já em andamento por inúmeras entidades e anônimos, quando concluíram que a ajuda fosse direcionada para compra de EPIs, oxigênio, medicamentos e se possível, na melhoria das instalações que atuam diretamente com o combate à Covid-19.
“Nós, como instituição financeira da comunidade, nos sentimos no compromisso de realizar uma nova doação para o enfrentamento da COVID-19. Até então, mais de R$ 150 mil foram doados para essas ações pela Sicredi Essência”, confirma o presidente da Cooperativa, Zeca Menezes.
Henrique Camargo de Assis, diretor executivo da Cooperativa destaca que a transparência é um dos importantes pilares da Sicredi Essência, por isso, se entendeu como necessário informar aos nossos associados e comunidade sobre as iniciativas que estão sendo tomadas para o bem de toda região, conclui.


Ah ! Sou Cidadão Matense, desde 12 de junho de 2025
Abdon Barretto Filho – Economista e Mestre em Comunicação Social Agradeço à Comunidade de Mata, Cidade da Pedra que foi Madeira, o Título de Cidadão Matense entregue em 12 de junho de 2025, em reconhecimento às minhas contribuições acadêmicas e profissionais desde 1983. Apresento a seguir o texto oficial de apresentação que foi lido na Cerimônia: “Senhoras e senhores: Neste